Alunos de Santarém aprenderam a valorizar a água

23 Abril 2023, 20:29 Não Por Redacção

Os alunos das Escolas de Santarém, EB 1 dos Combatentes e EB1 dos Leões receberam na última semana ações de dois parceiros da Câmara Municipal de Santarém, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), com o projeto “Gerir e poupar com o Guito” e da Águas de Santarém EM SA com o projeto “Salva o planeta, que teve como objetivo a valorização da água.

Na escola EB1 dos Combatentes, Suzana Pestana, da DECO Ribatejo e Oeste, desenvolveu a ação de sensibilização “Gerir e poupar com o Guito” com os alunos do primeiro ano. Uma aula diferente, com muita interação, com o objetivo de chamar à atenção para o tema da poupança, que está cada vez mais presente no quotidiano dos consumidores, inclusivamente no dos mais jovens. Como se trata de uma apresentação para alunos do primeiro ciclo, a DECO criou o personagem “Guito”, um herói que promete ensinar os mais novos a “Gerir € Poupar”.

 Na EB1 dos Leões, Dina Branco, da Empresa Municipal Águas de Santarém, apresentou a campanha “Salva o planeta. Começa pela nossa cidade”. Uma ação que tem o objetivo de incentivar o consumo de água da torneira, a utilização de garrafas reutilizáveis e de consciencializar os alunos para a importância da ingestão de água, promovendo a hidratação como um hábito saudável. Por outro lado, reforçar a importância da reciclagem e sensibilizar os mais novos para a importância de adotar hábitos de vida saudável e comportamentos de consumo sustentável que ajudem a transformar o Mundo num lugar melhor.

Nesta ação foram entregues folhetos explicativos da campanha e os alunos que entregaram dez garrafas de água de plástico, de 1,5 litros, receberam em troca uma garrafa reutilizável “águAS – Natural de Santarém”. O plástico recolhido nesta campanha vai ser entregue no Ecocentro de Santarém. 

De referi que, as “Ofertas de Recursos Educativos” consistem num conjunto de projetos, desenvolvidos pelo Município de Santarém, através da Divisão da Educação e Juventude em parceria com os agentes educativos e parceiros Concelhios, nas escolas do concelho de Santarém.

________________

_____________________

_____________________