Aluno da Universidade de Lisboa venceu Prémio do Fluviário de Mora (Com Fotos)

5 Abril 2022, 12:21 Não Por Redacção

Manuel Vieira, aluno da Universidade de Lisboa, que coordenou um trabalho sobre os sons e ruídos no estuário urbano europeu, foi o vencedor da edição 2021 do Prémio Jovem Cientista do Ano, do Fluviário de Mora.

Manuel Vieira trabalhou em conjunto com Paulo Fonseca e Clara Amorim, que receberam assim os mil euros do prémio, depois do artigo publicado ter sido o seleccionado pelo júri do concurso.

A entrega do prémio ocorreu no passado fim-de-semana, durante o primeiro Simpósio do Fluviário de Mora, que teve como tema “Restauro e Conservação de Ecossistemas Fluviais”, numa organização da Câmara Municipal de Mora, Universidade de Évora, MARE e LIFE ÁGUEDA

“A iniciativa, que aconteceu pela primeira vez, mas com perspectivas de continuidade, contou com a participação de nove palestrantes nacionais cujas intervenções foram realizadas de acordo com a especialização de cada um e abordadas temáticas actuais desta área científica com especial atenção para a Gestão, Conservação e Restauro de Ecossistemas Dulciaquícolas; as Ameaças à Fauna Piscícola; as Espécies Invasoras; Alterações Climáticas e Ambientes Extremos; e a Educação Ambiental e Comunicação em Ciência”, refere e Câmara de Mora.

O Simpósio do Fluviário de Mora pretende ligar o mundo científico à sociedade e ao Fluviário, através da realização de palestras realizadas por especialistas nacionais.

No final, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Fluviário de Mora, o que lhes possibilitou ver in loco alguns dos peixes abordados durante as sessões, como é o caso das Espécies Invasoras.


Fotografias: Jaime Paixão / Coruja Produções

________________

_____________________

_____________________