Alunas de Benavente assediadas a caminho de aulas de educação física

7 Outubro 2024, 18:46 Não Por João Dinis

Alunas da Escola EB 2/3 Duarte Lopes, em Benavente, estão a ser assediadas a caminho das aulas de educação física, que são realizadas no exterior do espaço escolar. O problema de insegurança foi denunciado esta segunda-feira, em reunião da Câmara Municipal de Benavente, pela vereadora do PSD, Sónia Ferreira.

De acordo com a denúncia, as jovens são abordadas por cidadãos indostânicos, quando fazem o trajeto entre a Escola e o Pavilhão da Casa do Povo, ou as Piscinas de Benavente, onde decorrem as aulas de educação física.

O facto do trajeto ser efetuado pelas crianças, com idades entre os 9 e os 16 anos, sem serem acompanhadas por uma auxiliar, possibilita que as alegadas abordagens, contactos e provocações ocorram, havendo mesmo crianças que denunciaram a situação aos encarregados de educação.

Carlos Coutinho (CDU), Presidente da Câmara Municipal de Benavente, e Catarina Vale (CDU), Vereadora com o pelouro da educação, referiram não ter conhecimento da situação, mas manifestando preocupação referiram que iriam indagar o Agrupamento de Escolas e a GNR, para que através do programa Escola Segura possam ser tomadas medidas, se necessárias.

Esta denúncia da autarca surge após as Tasquinhas de Benavente, onde se registaram não só alguns desacatos entre cidadãos indostânicos, bem como alguns “incómodos” entre estes e algumas jovens mulheres.

Ao NS, o Comando de Santarém da Guarda Nacional Republicana referiu que  “para já”, não lhes foi ainda reportada nenhuma ocorrência, salientando que é importante que todas as situações sejam denunciadas para que a GNR possa trabalhar em conformidade com cada uma das ocorrências.

____________________ ____________________