Almeirim inaugurou Campus da Proteção Civil (com Fotos)

10 Março 2023, 17:05 Não Por João Dinis

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, presidente da ANEPC, Duarte da Costa, e presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro inauguraram esta sexta-feira o Campus da Proteção Civil.

Esta infraestrutura resulta de uma parceria e “um exemplo de cooperação” entre a Câmara Municipal de Almeirim, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o MAI, sendo “única no país” e representa um investimento de cerca de dois milhões de euros, com apoios de fundos comunitários, destaca o Ministério.

De acordo com o Município de Almeirim, a infraestrutura, única do seu género construída de raiz, permite acomodar em permanência, sessenta homens e mulheres, e está dotada de todas as condições necessárias ao desempenho da exigente função de proteção e socorro.

Nos seiscentos metros, incluem-se as áreas de trabalho, lazer, refeições, uma sala de formação, assim como a acomodação da totalidade do grupo. Com um investimento total de quinhentos e sessenta mil oitocentos e oitenta euros, esta Base Permanente foi cedida à, então, ANPC.

Por outro lado, e na sequência da disponibilização da Câmara Municipal de um lote de terreno continuo ao que acolheu a Base Permanente da FEPC, em 2016 a ANPC decidiu instalar aí a sua unidade de Reserva Logística Nacional, composta por dois edifícios independentes que alberga o Parque de Veículos Operacionais, onde está o veículo que compõe o Centro Tático de Comando, um veículo mortuário, um veículo de apoio alimentar e um veículo frigorifico, entre outros.

No segundo edifício, inaugurado em 2017, fica a Reserva Estratégica Nacional de Proteção Civil e o armazém logístico da FEPC, num investimento de setecentos e sessenta e três mil euros comparticipado por fundos comunitários através do POSEUR.

A 3ª fase do projeto foi a construção de raiz de um CDOS um investimento de 846 mil euros e também comparticipado pelo POSEUR. Este é o CDOS modelo a ser utilizado por todo o País.

O novo edifício do Comando Nacional da Força Especial de Proteção Civil, iniciado em Julho de 2021, orçado em 2,5 milhões, trará agora a esta força e a todo o Dispositivo de Proteção civil um conjunto de novas valências e de oportunidades de desenvolvimento de novos conceitos de resposta às ocorrências, que por certo serão uma mais-valia para todo o sistema, quer ao nível do comando e controlo, quer ao nível do apoio de serviços e da preparação e aprontamento das forças de proteção e socorro.

O novo Comando da FEPC, está dotado de uma Sala de Comunicações e Operações, que irá possibilitar ao Comando da Força uma constante monitorização e acompanhamento das missões atribuídas aos diversos escalões, e maximizará a capacidade permanente de Comando e controlo sobre todos os meios e recursos disponíveis e empenhados a nível nacional.

Terá ainda uma capacidade de alojamentos, refeitório e cozinha, que permitirão também que este espaço se constitua como uma Base de Apoio Logístico, que poderá albergar até 3 grupos de Combate.

Com estas 5 infraestruturas, Almeirim passa a dispor do 1º Campus de Proteção Civil do País”, salienta a autarquia, que destaca que “tudo isto só foi possível devido à estreita colaboração entre a administração central e administração local, onde a preocupação essencial era e continua a ser, resolver problemas e encontrar soluções a bem das populações que servimos.”

________________

_____________________

_____________________