Alenquer pede melhoria das condições de segurança na Estrada Nacional 3

29 Abril 2023, 15:41 Não Por Lusa

A Assembleia Municipal de Alenquer aprovou hoje, por unanimidade, uma moção em que pede respostas urgentes para assegurar a segurança rodoviária na Estrada Nacional (EN) 3, entre o Carregado e Vila Nova da Rainha.

Os deputados municipais “exigem às Infraestruturas de Portugal e à tutela uma resposta cabal e urgente que permita assegurar a necessária segurança às populações, utentes da via e agentes económicos”, lê-se na moção, a que a agência Lusa teve acesso.

A Assembleia Municipal de Alenquer, no distrito de Lisboa, alerta para a “incidência de acidentes rodoviários” na EN3, com mortos vítimas de atropelamento, o último das quais ocorreu a 19 de março.

Segundo a moção, o troço entre Vila Nova da Rainha (concelho da Azambuja) e o Carregado “é todo ele problemático e inseguro porque se apresenta sobrecarregado de veículos pesados que enfrentam graves dificuldades na sua circulação”.

“Parece que há um alheamento ou mesmo até alguma falta de responsabilidade das entidades a quem cabe zelar e manter a segurança dos cidadãos”, criticam os deputados municipais.

Na apresentação da moção, o presidente da Junta de Freguesia do Carregado e Cadafais, José Martins, explicou que, no troço da EN3, não há semáforos a limitar a velocidade dos veículos, nem passadeiras para peões.

O presidente da câmara, Pedro Folgado (PS), esclareceu que, por várias vezes já abordou o assunto junto da empresa Infraestruturas de Portugal, apresentando soluções, “mas nunca houve grandes desenvolvimentos”.

Para o autarca, quaisquer obras de requalificação da via deverão passar pela elevação da plataforma, uma vez que, “quando chove, a estrada inunda”.

A moção vai ser enviada à Infraestruturas de Portugal, Ministério das Infraestruturas e a todos os grupos parlamentares da Assembleia da República.

____________________