Águas do Ribatejo investe mais de um milhão de euros em cada um dos concelhos em 2023

17 Novembro 2022, 17:59 Não Por João Dinis

Com um orçamento de cerca de 21 Milhões de euros, 11 dos quais reservados para a realização de investimentos nas redes de abastecimento de água e de saneamento, a Águas do Ribatejo irá investir em 2023, mais de 1 Milhão de euros nos concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos.

De acordo com o Orçamento 2023 da Águas do Ribatejo, os grandes objectivos da empresa para o próximo ano  passam por “aumentar a taxa de cobertura da população servida por rede de drenagem e ETAR de forma a atingir, tendencialmente, um valor de 80% nos Municípios servidos pela AR”, “assegurar uma capacidade de armazenamento de água para um período de 48 horas em todo o sistema”, bem como “reduzir as perdas de água dos cerca de 32% actuais para os 20%”, sendo que para isso são fundamentais os investimentos que a empresa irá realizar em cada um dos concelhos.

O Plano Plurianual de Investimentos da Águas do Ribatejo no concelho de Benavente serão investidos 645 mil euros no sistema de abastecimento de água, em particular nas áreas de Benavente, Samora Correia e Vale Tripeiro. Das intervenções anunciadas destaque para aquelas a efectuar numa nova captação de água no concelho e as intervenções nos reservatórios de Vale Tripeiro, Zambujeiro e Pouca-Roupa.

A nível de águas residuais serão investidos 680 mil euros no concelho de Benavente, havendo a destacar as intervenções nos subsistemas da Esteveira, Cerrado de Águas, Foros de Almada (com o início da construção da ETAR), Santo Estevão, Vale Tripeiro e Samora Correia.

No concelho de Benavente a Águas do Ribatejo irá investir 1.325 Milhão de euros.

No sistema de Coruche, a Águas do Ribatejo tem orçamentado um investimento de 1.110 Milhão de euros, dos quais 600 mil euros no abastecimento de água.

Desse investimento, destaque a reserva de 150 mil euros para o reservatório elevado do Couço, e um valor semelhante para a nova captação na Varejola. Os restantes investimentos no abastecimento de água serão efectuados na Branca, Coruche, Valverde, Fajarda, Zona Industrial do Monte da Barca, Feixe e Escusa.

No sistema de águas residuais do concelho de Coruche serão investidos 510 mil euros, destacando-se a construção da ETAR nas Courelas da Amoreirinha (250.000) e as intervenções nos subsistemas de Coruche e do Couço.

Uma nova captação em Marinhais e as intervenções nos reservatórios de Muge e Salvaterra de Magos são as principais intervenções no sistema de abastecimento de água de Salvaterra de Magos, onde a Águas do Ribatejo conta investir um total de 645 mil euros, num total de investimento de 1.115 Milhão de euros.

Nas águas residuais a empresa irá investir 470 mil euros, havendo a destacar as intervenções nas ETAR de Muge, Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo e Sabugueiro.

Saliente-se ainda que a empresa, além do Orçamento para 2023, contempla também um conjunto de investimentos plurianuais, havendo já valores estimados para os anos 2024 e 2025.

________________

_____________________

_____________________