Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira organiza Jornadas Pedagógicas sob o tema “SustentHábil”

15 Julho 2024, 11:18 Não Por André Azevedo

A quinta edição das Jornadas Pedagógicas, organizadas pelo Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira (AESB), tiveram lugar na quinta-feira, 11 de julho, para debater o tema “SustentHábil”, numa iniciativa que reuniu dezenas de professores, ao longo do dia, no Auditório da Escola Secundária Sá da Bandeira.

A sessão de abertura contou com participação de João Teixeira Leite, Vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Adélia Esteves, Diretora do Agrupamento do AESB, e José Luís Avelino, do Centro de Formação da Lezíria do Tejo, que deram as boas vindas a todos os docentes que se associaram a mais uma edição das Jornadas.

João Teixeira Leite dirigiu-se às professoras e professores presentes, afirmando ser “um gosto vê-los neste momento em que estamos a terminar este ano letivo e a preparar o arranque do próximo”. Dirigiu-se a José Avelino para saudá-lo pela “dinâmica clara dos centros de formação junto das empresas, sobretudo ao longo dos últimos tempos, desde que é sua a responsável por este importante centro de formação”.

Falando da delegação de competências da Educação nas Autarquias, o Vice-presidente da CMS, lembrou a responsabilidade dos Agrupamentos de Escolas, dirigindo-se à Adélia Esteves para a congratular pelo trabalho desenvolvido em parceria com o Município. “Conseguimos ultrapassar os obstáculos e estamos aqui nesta reta final de ano letivo e na preparação do próximo, numa iniciativa importante, as quintas jornadas pedagógicas. Um tema tão importante e tão caro, a sustentabilidade”, sublinhou.

Sobre o tema da sustentabilidade, João Teixeira Leite referiu que “, a sustentabilidade tem uma dimensão holística, que se reporta a várias áreas do saber: a dimensão social, a económica e a ambiental. Por isso é tão importante para a nossa sociedade e para as políticas públicas, sejam elas locais ou de dimensão nacional”, considerou.

Para terminar, o Vice-presidente da CMS referiu que “as professoras e os professores são parceiros estratégicos para o presente e, sobretudo, para o futuro do concelho de Santarém. A todas e a todos muito obrigado pelo vosso empenho. A Câmara Municipal está de braços abertos para acolher aquilo que são os vossos anseios e os vossos desejos.”

Seguiu-se a intervenção de Vanda Guerra, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMHUL), que falou sobre o tema “Sustentabilidade e/ou Sustentabilidades? Porque trocamos o ar puro e a beleza da terra pela solidão da tecnologia?”. Elisabete Linhares, da Escola Superior de Educação – Politécnico de Santarém, apresentou o tema “Tempos de Decisão, Tempos de Vida”.

De referir que, as V Jornadas Pedagógicas contaram com vários Workshops Temáticos: IA – Inteligência Artificial; Decisões Democráticas e Sustentabilidade; Arte e Expressão; Tutoria Relacional; Escrita Criativa e Educação Ambiental, criando dinâmicas ativas com os Professores, entre as várias intervenções programadas.

______
____________________