Agricultores apostados em reduzir consumo de água e fertilizantes na cultura do milho

15 Setembro 2022, 8:56 Não Por Redacção

Produtores de milho e sorgo estão a realizar testes, em parceria com uma empresa do sector agrícola, para reduzir o consumo de água e fertilizantes na cultura.

O projecto está a ser desenvolvido na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, integrada no projecto InovMilho, e o estudo decorre tendo em vista a implementação de um plano de fertilização e bioestimulação numa área de 4,5 hectares, considerando a redução de aplicação de 300 unidades de azoto por hectare para 200 unidades.

Para a água, o projecto utiliza sondas de monitorização, que através de recursos informáticos identificam onde é preciso regar, bem como satélites para averiguar as necessidades das plantas.

No que diz respeito aos fertilizantes, estão a ser incluídas ferramentas que permitem que a aplicação dos químicos seja feita com base nas características do solo e por parcela.

Em declarações à Agência Lusa, Jorge Neves, Presidente da Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo (Anpromis) refere que este projecto surge “na sequência de vários estudos que têm vindo a ser feitos pela Anpromis], empresas e agricultores para colmatar diversos objectivos, o primeiro, que a cultura do milho seja sustentável a médio e longo prazos”,

 “Em 10 hectares, pode haver uma parcela que precise de muito menos adubo do que a outra”, exemplificou Jorge Neves, referindo ainda que os resultados estão a correr bem e dentro do espectável pelas entidades envolvidas.

________________

_____________________

_____________________