Acesso à banda larga na Lezíria do Tejo abaixo da média nacional

26 Agosto 2024, 16:48 Não Por João Dinis

O acesso à banda larga na Lezíria do Tejo está cerca de quatro pontos percentuais abaixo da média nacional, sendo a discrepância ainda mais agravada, cerca de 10% em relação à grande Lisboa.

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística, que revela que em cada 100 habitantes dos concelhos da Lezíria do Tejo, apenas 39.1 têm acesso a uma ligação de banda larga, móvel ou fixa.

Esse número é ainda mais baixo, 33.3 pessoas por cada 100 residentes, se falarmos em termos residenciais, número abaixo dos 36.1 da média de Portugal.

Comparativamente com a região da Grande Lisboa, a Lezíria do Tejo tem menos 10 pessoas por cada 100 habitantes com acesso à Internet em banda larga, perdendo também para o Alentejo Central onde a média é de 42.6 pessoas por cada 100 habitantes, 35.8 no segmento residencial.

Os números divulgados em maio deste ano, são elucidativos no que diz respeito às “Zonas Brancas”, do quadro apresentado pela ANACOM, que apresenta grande parte dos concelhos de Golegã, Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Coruche, Benavente e Mora, como áreas não cobertas por tecnologia que permita aceder a Internet a velocidades consideráveis.

____________________

____________________