Academia Ponto Verde lança Concurso “Reciclar é na Boa!”

30 Novembro 2021, 14:22 Não Por Redacção

Decorrem até dia 31 de Dezembro as candidaturas ao Concurso “Reciclar é na Boa!”, promovido pela Academia Ponto Verde, projecto educativo da Sociedade Ponto Verde para a comunidade escolar, com o objectivo de promover junto dos mais novos o hábito de reciclagem de embalagens, destinado a jovens dos 2.º e 3.º ciclos e ensinos secundário e profissional.

As inscrições podem ser feitas no site, https://academiapontoverde.pt/, sendo que o modelo de participação é flexível e adaptado à disponibilidade das escolas. Podem participar nos desafios que quiserem. Mas, se o compromisso com a reciclagem for sério, a recompensa também melhora.

Caso assumam o compromisso de ser uma Escola Recicla+, a escola e os alunos vão ter a possibilidade de participar num concurso de criação artística e implementar um plano de acção para aumentar a reciclagem no respectivo estabelecimento de ensino, além de realizarem uma actividade na comunidade envolvente, designadamente um “Vox-pop” ou uma “Gincana da Reciclagem”. Neste programa, os prémios incluem uma visita à escola com um roadshow, uma noite no zoo ou uma viagem ao Parlamento Europeu.

Já no modelo de participação livre é possível escolher um ou mais desafios que podem ser realizados de forma individual ou em grupo. Neste contexto, os professores e alunos inscritos podem realizar jogos interactivos e participar numa série de actividades que vão desde ser “Youtuber da Reciclagem”, “Maratonistas da Reciclagem” ou realizar “O Desenhário da Reciclagem”. Os melhores recebem vários brindes.

Neste momento, há já 253 professores inscritos para dinamizar esta iniciativa junto dos seus alunos, mostrando que a temática assume protagonismo nas escolas.

A Secretaria de Estado do Comércio, Serviços e Consumidor, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors e a Escola Amiga da Criança dão o seu apoio e parceria a este projecto, reconhecendo a sua importância pedagógica no âmbito da formação cívica nacional e europeia das camadas mais jovens.

“O concurso Reciclar é na Boa! permite-nos continuar a mobilizar a comunidade escolar em Portugal em torno da reciclagem das embalagens. É muito gratificante ver que, a cada edição, conseguimos envolver mais professores e alunos, que estes reflectem sobre esta temática, o que se tem traduzido em respostas muito originais e criativas aos desafios que lhes lançamos. Toda esta dinâmica motiva-nos também a querer fazer mais e melhor, pois percebemos que com as ferramentas pedagógicas adequadas conseguimos alterar comportamentos no contexto escolar, mas consequentemente, também no seio familiar,” refere Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

________________

________________________