Abandono de edifícios é preocupação para a Câmara de Mora
10 Dezembro 2023, 17:14O elevado número de edifícios que estão abandonados no concelho de Mora, e que colocam em risco não só as edificações adjacentes, como a via pública e os transeuntes, estão a preocupar a Câmara Municipal de Mora, que equaciona mesmo vir a tomar posse administrativa de alguns deles, de modo a que possa demolir as construções e evitar acidentes.
Na última reunião do executivo, foram identificados alguns dos pontos mais críticos no concelho, bem como tomadas algumas medidas, de modo a que os proprietários possam intervir nos espaços, evitando assim que a autarquia tenha que tomar medidas, que lhes podem ser bastante mais onerosas.
A autarquia aprovou por unanimidade a notificação de todos os proprietários cujas suas edificações se encontram ao abandono e cujo risco de derrocada é visível e iminente, sendo que após o período de tempo determinado na notificação, a autarquia irá tomar as medidas adequadas, de modo a evitar acidentes graves.
Por todo o concelho foram identificadas, sobretudo algumas antigas casas de habitação, cujos proprietários já faleceram e estão agora à responsabilidade de filhos e netos, que por se encontrarem fora de Mora as deixaram degradar.
O Município de Mora aprovou também uma majoração do IMI para este tipo de edifícios, de modo a alertar os proprietários para a necessidade de intervir no edificado.