A Foto e o Ano 2020 – Covid-19

31 Dezembro 2020, 19:30 Não Por João Dinis

Se um dia pode marcar as nossas vidas, nove meses de pandemia marcam sem margem para dúvidas o ano 2020.

Em Março, Portugal detectava as primeiras infecções com o novo coronavírus e o concelho de Coruche teve o que mais tarde começámos a chamar de surto, o primeiro do país.

De aí para cá o dia-a-dia é marcado pela pandemia, ou porque temos um amigo ou familiar infectado, ou porque nos tocou a nós, ou temos a escola com casos, o lar… a informação dos números diários têm marcado os últimos 300 dias das nossas vidas.

A Covid-19 é o facto mais relevante do ano, não só no Vale do Sorraia, como em Portugal e no Mundo!

Vivemos agora em função da pandemia. Ela impõe-nos horários, obriga-nos a utilizar máscara e manter o distanciamento, muitas vezes daqueles que mais amamos, vivemos a tentar fugir dela… mas cada vez mais próximos!

A foto que o Notícias do Sorraia escolheu para marcar o ano 2020 não poderia ser outra que não uma do tema do ano, Covid-19.

Decorriam os primeiros dias do mês de Maio, quando os trabalhadores dos Lares e Residências de Idosos começaram a ser testados.
Uma equipa de profissionais do Centro de Saúde de Coruche deslocou-se ao Couço, onde testou as funcionárias dos lares da freguesia.
Esta imagem, da autoria de João Dinis, leva-nos a um misto de sentimentos, entre o carinho demonstrado pela enfermeira que realiza o teste, com a mão na nuca da funcionária, bem como a angústia da senhora, que depois de ser testada, estaria certamente nervosa até à chegada do resultado.
Saliente-se também o facto de uma imagem desta sequência de momentos, ter sido também escolhida pelo Correio da Manhã como uma das imagens de 2020 em Portugal.

Deixar-vos um desejo de que em 2021 possamos noticiar que a pandemia é agora “passado”, que poderemos regressar aos nossos afectos, aos nosso convívios e que nos livrámos finalmente, das máscaras.

Que 2021 seja um ano recheado de grandes e boas notícias!

________________

_____________________

_____________________