Cinema Film Club prossegue esta sexta-feira em Coruche

26 Novembro 2024, 12:28 Não Por Redacção

A próxima sessão do Film Club, decorre esta 29 de novembro, em Coruche e contará com uma extensão do festival Caminhos do Cinema Português, numa projeção que terá o melhor da edição de 2024.

Para a organização esta será uma oportunidade única de conhecer e apreciar alguns dos mais recentes trabalhos de cinema português, numa seleção de curtas-metragens que exploram diferentes géneros e formas de expressão artística. 

A aproximação dos públicos à produção nacional e à programação do festival é uma prioridade para o Caminhos. Esta extensão do festival a Coruche é uma oportunidade única para a formação e capacitação de novos públicos, reflexo do compromisso do Festival com a cultura e com a educação, ao trabalhar para garantir que as gerações futuras tenham acesso e valorizem o que de melhor se faz no cinema português

A sessão começa com Percebes, um filme de animação de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves. Com o mar e um Algarve urbano como pano de fundo, acompanhamos o ciclo completo da vida de um molusco. Desde a sua formação até ao prato, a animação explora a ligação entre a natureza, a tradição e as comunidades que habitam esta região costeira, permitindo uma reflexão sobre os ciclos da vida e a relação do ser humano com os mesmos. 

Seguindo-se, teremos Uma Mãe Vai à Praia, um drama de Pedro Hasrouny, que coloca em cena Teresa, uma mãe solteira, que passa um dia na praia com o filho de seis anos, Benji, e a irmã Marga, que regressa a Portugal para as férias de verão. O que parecia ser um dia tranquilo transforma-se num teste às tensões familiares, com as constantes comparações da irmã sobre as conquistas do filho e as críticas a Benji. 

A sessão segue com Enxofre, uma curta-metragem de ficção de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes, “um filme sobre o signo da infância e o flerte com a morte, sobre o poder máximo e revigorante da amizade que ignora fronteiras, quaisquer que sejam elas, e sobre um tanto de coisa que ainda estamos por descobrir” nas palavras da realizadora Karen Akerman. 

Por fim, será exibido Iris, um filme de animação de João Monteiro. A história segue um homem que começa a sofrer de uma doença oftalmológica que ameaça mudar a sua vida para sempre. Desesperado, ele recorre a uma cirurgia que acaba por falhar, e a partir daí, é arrastado para um estado de frustração e alienação. Uma reflexão profunda sobre a perceção da realidade e os limites da experiência humana. 

A sessão decorrerá no Auditório Municipal de Coruche, às 21h30, e promete ser uma noite enriquecedora, com uma seleção diversificada e envolvente do cinemaportuguês contemporâneo. A Entrada é Livre e os bilhetes podem ser obtidos aqui.

____________________