Festival de Órgão de Santarém encerra edição de 2024 com programação intensa no próximo fim de semana

25 Novembro 2024, 15:25 Não Por André Azevedo

A 6.ª edição do FÓS – Festival de Órgão de Santarém, que arrancou a 10 de novembro, chega ao fim no próximo fim de semana, entre 29 de novembro e 1 de dezembro, com uma agenda diversificada de concertos e atividades em várias igrejas do centro histórico da cidade. Organizado pelo Município de Santarém, em parceria com a Diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia, o festival tem vindo a afirmar-se como um evento de referência no circuito da música antiga em Portugal, aproveitando o rico património organístico da cidade. Este ano, o festival contou com direção artística de Rui Paulo Teixeira.

Na sexta-feira, 29 de novembro, a Igreja da Misericórdia acolhe, às 15h00, uma masterclass dedicada ao órgão histórico, conduzida pelo organista húngaro Ádám Tabajdi. À noite, pelas 21h30, no mesmo local, o músico acompanha a projeção de um filme mudo no Concerto Master – Solo Tabajdi, numa colaboração com o Cineclube de Santarém.

No sábado, 30 de novembro, a programação inclui uma conversa didática intitulada “ÓH! Tubos, Teclas e Música”, às 12h30, na Igreja de São Nicolau, orientada por Afonso Torres, organista residente do festival. Durante a tarde, Torres apresenta-se em recital na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, às 15h00. Às 16h30, a Capela Dourada será palco de um Concerto Histórico pelo Musurgia Ensemble, especializado na interpretação de música instrumental dos séculos XVI e XVII. O grupo apresentará um repertório proveniente do espólio da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. O sábado culmina com o Concerto Scalabitano – Família, às 21h30, na Catedral de Santarém, que junta música de órgão, dança e poesia. Sílvio Vicente, organista do Santuário de Fátima, lidera a performance, acompanhado pelo Ballet da Academia de Dança do Círculo Cultural Scalabitano e o Veto Teatro Oficina.

O festival termina no domingo, 1 de dezembro, com uma Missa Dominical na Catedral de Santarém, às 11h00, com acompanhamento musical pelo coro Schola Cantorum da Catedral de Santarém, dirigido por David Paccetti Correia. O último evento do FÓS 2024, o Concerto Liberdade, realiza-se na Igreja de Nossa Senhora de Marvila, às 16h30, com o organista Afonso Torres acompanhado pela Orquestra de Sopros de Ourém, sob direção do maestro Alberto Roque.

____________________

____________________