USF Marquesa da Alorna arranca em 2025

25 Novembro 2024, 14:54 Não Por André Azevedo

A partir de março de 2025, o concelho de Almeirim contará com uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF), designada “Marquesa de Alorna”, um passo decisivo para garantir médico de família a todos os utentes do município. A novidade foi anunciada esta semana, após uma reunião no Centro de Saúde de Almeirim entre o Conselho de Administração da ULS Lezíria e os profissionais de saúde envolvidos na criação da nova unidade.

De acordo com o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, esta era uma “velha aspiração” do município, que vê na criação de uma segunda USF a solução mais eficaz para combater a falta de médicos de família. “Durante mais de uma década, mantivemos uma colaboração estreita com a área da saúde e sempre quisemos fazer parte da solução”, destacou o autarca.

A nova USF arrancará numa primeira fase com cobertura às zonas de Almeirim e Raposa que ainda não têm médico de família, sendo posteriormente alargada a Benfica do Ribatejo, após a consolidação das equipas. Pedro Ribeiro adiantou ainda que Benfica do Ribatejo receberá um novo médico até março, para colmatar a saída por aposentação do Dr. Duarte.

O edil sublinhou o esforço contínuo da Câmara Municipal para melhorar os serviços de saúde no concelho. “Requalificámos todas as extensões de saúde e vamos investir cerca de três milhões de euros no Centro de Saúde de Almeirim. Reabrimos as extensões de saúde de Marianos e Raposa, que chegaram a estar encerradas, e apoiámos com viaturas e outros equipamentos”, referiu.

Pedro Ribeiro não esconde o orgulho com esta conquista: “Nada nunca será perfeito, mas nunca desistimos. Esta notícia enche-nos de orgulho e esperança. Continuaremos a fazer o que estiver ao nosso alcance para melhorar esta área que é de enorme importância para todos nós.”

A nova unidade, somada ao trabalho já realizado pela USF Cortes de Almeirim, que abrange parte de Almeirim, Fazendas de Almeirim, Paço dos Negros e Marianos, marca um momento decisivo para a melhoria dos cuidados de saúde primários em Almeirim.

Foto: Jornal “O Almeirinense”

____________________

____________________