Centro Cultural do Cartaxo recebe 6.ª edição da Liv’reira
25 Novembro 2024, 10:28O Centro Cultural do Cartaxo será palco da 6.ª Feira do Livro “Liv’reira”, um evento que celebra o universo literário com o tema “Uma viagem à volta dos livros”. Organizada pelo Grupo Herêra – Associação Cultural, a iniciativa conta com uma programação diversificada e voltada para todas as idades.
A feira arranca na sexta-feira, dia 29 de novembro, às 21h, com a cerimónia de inauguração, seguida por uma conversa intitulada “Mano a Mana”, que contará com o realizador e encenador Frederico Corado e a jornalista Alexandra Prado Coelho. O dia termina às 24h.
No sábado, dia 30 de novembro, as portas da feira abrem às 10h. Logo às 10h30, a escritora Vânia Calado conduzirá o workshop “Escrita … por miúdos”, direcionado para crianças dos 8 aos 12 anos. Durante a tarde, às 15h, será apresentado o livro “Andar à Trela”, de Paulo Fernandes. Às 16h30, será a vez do lançamento do livro “De peito aberto à vida”, de Virgínia Lopez. O dia encerra com uma mesa-redonda às 21h30, intitulada “Vamos falar de Livros? Os desafios para um escritor na era digital”, com a participação de Carla Pasion Neves, Gonçalo Sereno, Rui Pedro Gonçalves, Miguel Leal e João Barros.
No último dia, domingo, 1 de dezembro, o evento inicia às 10h e destaca, às 15h30, o lançamento do livro “Refugiados em Portugal no século XX”, do historiador Fábio Alexandre Faria. Às 16h30, acontece uma conversa sobre “Manifesto pelas Identidades e Famílias”, com João Costa e Alexandra Leitão. O encerramento do evento ocorre às 19h, após a apresentação do livro “Postal do dia”, de Luís Osório.
Com o apoio da União de Freguesias de Ereira e Lapa, da Balonceuro e da Farmácia Eirense, o evento reforça o compromisso com a promoção da literatura e da cultura local. Para as atividades direcionadas às crianças, como o workshop, as inscrições podem ser feitas através do e-mail do Grupo Herêra (grupoherea@gmail.com) ou diretamente com a escritora Vânia Calado (vaniacalado@gmail.com).
A Feira do Livro no Cartaxo promete ser um ponto de encontro para amantes da leitura, escritores e editoras, numa celebração única do poder transformador dos livros.