CDU defende aquisição e reabilitação de antigo centro comercial de Vila Franca de Xira

20 Novembro 2024, 8:39 Não Por Lusa

A CDU de Vila Franca de Xira defendeu hoje a aquisição e reabilitação do edifício do antigo centro comercial Vila Franca Centro e a sua utilização para a instalação de serviços municipais.

O Vila Franca Centro, situado no centro da cidade, abriu em 19 de novembro de 1994 e fechou definitivamente portas 19 anos depois, em 31 de outubro de 2013, por falta de condições financeiras.

“Onze anos decorridos após o seu encerramento [do Vila Franca Centro] o centro da sede do concelho de Vila Franca está moribundo, exatamente na proporção do estrago a que foi sujeito esse edifício”, afirmou à agência Lusa o vereador da CDU na Câmara de Vila Franca de Xira Nuno Libório, no dia em que se assinalam 30 anos da abertura do espaço.

Por isso, defendeu, a Câmara de Vila Franca de Xira, do distrito de Lisboa, deve adquirir “total ou parcialmente” o edifício do Vila Franca Centro e “dar-lhe uma utilidade”.

“Há muitos anos que não tem qualquer utilidade e que muito bem poderia servir para albergar a esmagadora maioria dos serviços municipais, que estão dispersos ao longo da cidade. Estando ali serviriam melhor as nossas populações”, sublinhou.

Nuno Libório estimou que a aquisição e requalificação do espaço representem um investimento de cerca de cinco milhões de euros.

“São valores perfeitamente razoáveis e sensatos, tendo em conta a capacidade financeira de amortização da própria Câmara Municipal, assim como a sua capacidade de endividamento”, argumentou.

A aquisição e requalificação do Vila Franca Centro foi umas das propostas que a CDU entregou à liderança do executivo camarário de Vila Franca de Xira (PS), no âmbito do orçamento municipal para 2025.

“Não queremos pôr a Câmara Municipal numa situação de tesouraria difícil, mas acreditamos no investir na centralização dos serviços na sede de concelho, qualificando-os, dando melhores condições aos trabalhadores e com isso melhores respostas de serviço público”, salientou.

A Câmara de Vila Franca de Xira aprovou em 2019 a aquisição dos dois parques de estacionamento do antigo centro comercial da cidade e a sua reabilitação, num investimento total de 400 mil euros.

____________________