Vila Franca de Xira luta contra desperdício alimentar

15 Novembro 2024, 12:47 Não Por Redacção

De modo a assinalar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), que decore de 16 a 24 de novembro, o Município de Vila Franca de Xira dinamiza diversas ações com o objetivo de alertar os cidadãos para a hierarquia dos resíduos – redução do consumo, reutilização de produtos e materiais e reciclagem de resíduos. 

No dia 16, será no Mercado Municipal de Alhandra e no Mercado Municipal de Vila Franca de Xira; no dia 20, no Mercado do Forte da Casa; e no dia 22, no Mercante Levante de Póvoa de Santa Iria.

Para o dia 23, está agendado um “Showcooking” com aproveitamento de excedentes alimentares, aberto ao público em geral, precedido de uma palestra do Movimento Refood, uma associação de voluntários que resgata alimentos para distribuir pelas comunidades mais necessitadas. Este evento irá decorrer na Quinta Municipal da Piedade, entre as 11h e as 14h, com a presença do Presidente da Câmara, Fernando Paulo Ferreira.

Todas as ações decorre entre as 9 e as 12 horas.

O Programa do Município para a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos inclui também a realização de quatro ações de sensibilização sobre compostagem, no âmbito do projeto +Compostar+Reciclar, sendo duas direcionadas para a comunidade escolar, a realizar nas escolas EB Pedro Jacques de Magalhães e EBS D. Martinho Vaz de Castelo Branco. As outras duas ações dirigem-se ao público em geral, e irão decorrer na sala do PREDAMB, na Quinta Municipal da Piedade, no dia 20 de novembro (18h00-19h30) e no dia 23 de novembro (15h00-16h30).


A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos pretende alertar a população para o combate ao desperdício alimentar e promover a economia circular, com o slogan “O Desperdício não tem paladar”. 

Todos os anos, na União Europeia são produzidos mais de 58 milhões de toneladas de resíduos alimentares, o que corresponde a 131kg por habitante. A nível global, um terço de todos os alimentos produzidos para consumo humano é desperdiçado. No entanto, mais de 37 milhões de pessoas não conseguem pagar uma refeição de qualidade todos os dias.

____________________