Município de Santarém celebra 500 anos do nascimento de Camões com exposição, livro e concerto

15 Novembro 2024, 10:06 Não Por André Azevedo

Ao longo de novembro e dezembro, a Biblioteca Municipal de Santarém acolhe uma exposição bibliográfica dedicada a Luís de Camões, integrada nas comemorações do quinto centenário do nascimento do poeta. A mostra reúne obras dos fundos reservados da antiga Biblioteca Camões e do acervo particular de Anselmo Braamcamp Freire, incluindo edições raras do século XVII.

Santarém tem uma ligação especial a Camões, já que a mãe do poeta, Ana de Sá e Macedo, nasceu nesta cidade. Esta relação foi destacada em 1880, por ocasião do terceiro centenário da morte do autor, quando a cidade inaugurou a Biblioteca Pública Camões, cujo acervo inicial de 1.539 volumes mais tarde integrou o espólio do município.

Além da exposição, as celebrações incluem o lançamento do livro Camões. Altos Cumes, Scabelicastro e Correlatos, de Vítor Serrão e Mário Rui Silvestre, que será apresentado no dia 7 de dezembro, às 15h, na Sala de Leitura Bernardo Santareno. A obra revela novos dados sobre a presença de Camões no Ribatejo.

No dia 12 de dezembro, a poesia do autor será celebrada com o concerto “Cantar Camões”, também na Sala de Leitura Bernardo Santareno, às 21h. O espetáculo contará com fados e músicas originais interpretados por Joana Almeida (voz), Francisco Gaspar (baixo), João Filipe (viola) e Sebastião Pereira (guitarra portuguesa).

Estas iniciativas homenageiam o poeta maior da língua portuguesa, cuja obra, Os Lusíadas, continua a ser uma referência incontornável da literatura nacional.

____________________