Duzentas pessoas caminharam pela Diabetes em Santarém

10 Novembro 2024, 14:45 Não Por Redacção

Numa organização da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) decorreu este sábado a Caminhada Cultural em Santarém, que reuniu cerca de 200 participantes para celebrar o Dia Mundial da Diabetes, assinalado a 14 de novembro.

Esta iniciativa, promovida pelo Grupo de Diabetes Pediátrica do Hospital Distrital de Santarém, contou com o apoio da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e do grupo desportivo pace.makers, e teve como mote “Cultura e saúde em cada passo”, promovendo a saúde e a valorização cultural da cidade.

A abertura contou com as intervenções de Tatiana Silvestre e Hugo de Sousa, respetivamente presidente e vogal executivo do Conselho de Administração da ULS Lezíria, Filipa Vilarinho, coordenadora do Grupo de Diabetes Pediátrica do HDS, Fernanda Silva, enfermeira do Grupo, Alfredo Amante, vereador com pelouro da Saúde do Município de Santarém, assim como com a presença de Luís Rodrigues, presidente da Direção do grupo desportivo pace.makers.

A caminhada passou por diversos pontos históricos e culturais de Santarém, incluindo a Praça Sá da Bandeira, Rua Serpa Pinto, Praça  Visconde Serra do Pilar, com visita às igrejas de Nossa Senhora de Marvila e Nossa Senhora da Graça. O evento culminou no miradouro das Portas do Sol, com uma largada de balões simbólica e uma pesquisa de glicemia.

“Este evento teve como principal objetivo sensibilizar a população para a importância da atividade física e da deteção precoce da diabetes, reforçando o compromisso da ULS Lezíria com a saúde e o bem-estar da população”, salienta a organização, que refere que “a adesão do público sublinhou o sucesso da iniciativa, que aliou a prevenção da diabetes à celebração da cultura de Santarém.”

____________________

____________________