Mora recebeu cerimónia comemorativa do aniversário da GNR de Évora (com Fotos)
31 Outubro 2024, 16:40No dia em que se assinalam 113 anos da transferência definitiva do então Batalhão Nº 3 para a cidade de Évora, no longínquo ano de 1911, e o 16º aniversário do Dia da Unidade do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Évora, a vila de Mora recebeu pela primeira vez a cerimónia militar e comemorativa da efeméride.
Pela manhã, o Parque Urbano de Mora, acolheu uma exposição de viaturas e meios da GNR, que foi seguida da Cerimónia Militar, presidida pelo Tenente-General Rui Alberto Ribeiro Veloso, Comandante Geral da GNR, e pelo Coronel Paulo Poiares, comandante do Comando Territorial de Évora, que enalteceram a forma como o Município de Mora acolheu a cerimónia comemorativa do aniversário da GNR de Évora, bem como o apoio que tem dado ao posto territorial, que recentemente recebeu uma intervenção na sala de apoio à vítima custeada pela autarquia.
O Tenente-General Rui Alberto Ribeiro Veloso agradeceu aos militares o empenho e dedicação demonstrado em todo o Comando de Évora, deixando palavras de encorajamento aos militares.
Por sua vez o Coronel Paulo Poiares, realizou um balanço da atividade do Comando da GNR de Évora, que no último ano viu a criminalidade decrescer 5%. “É com satisfação que anuncio que conseguimos atingir uma diminuição de criminalidade geral em 5%”, afirmou, acrescentando que os crimes de burla e de violência doméstica também reduziram, em 15% e 8%, respetivamente.
“Recusamo-nos a aceitar como inevitável o ainda elevado número de mortos e feridos nas estradas”, considerando que a GNR de Évora terá que continuar atenta ao flagelo, intensificando as ações de prevenção e apoio à circulação rodoviária.
O responsável da GNR de Évora conclui a enaltecer o trabalho desenvolvido pelos militares, deixando também uma palavra de apreço às famílias dos guardas.