Câmara de Vila Franca de Xira reabilita Teatro Salvador Marques de Alhandra
29 Outubro 2024, 16:09Adquirido pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira em 2001, o Teatro Salvador Marques de Alhandra irá ser requalificado, numa obra que contará com apoio de fundos europeus e que deverá arrancar em 2026.
O contrato para a realização do projeto de reabilitação do edifício foi assinado na última semana com Fernando Paulo Ferreira, Presidente da autarquia a referir que este foi “um momento particularmente relevante, sob o posto de vista cultural e patrimonial, e no contexto de Alhandra, que tem uma dinâmica cultural única que nunca se perdeu”.
O autarca explicou que, desde o início do mandato, procurou colocar este projeto “no radar dos Fundos Comunitários, mas, infelizmente, os fundos na área da cultura estão concentrados no património do Estado Central”. A CMVFX conseguiu “inscrever esta possibilidade no contexto dos fundos de financiamento da Área Metropolitana de Lisboa e estou particularmente confiante que este processo possa chegar ao fim e permitir uma intervenção total no Teatro Salvador Marques”. A ideia, reforçou, é construir um “equipamento cultural digno, um edifício que servirá o Concelho”.
As diretrizes para a elaboração do projeto que constam do Caderno de Encargos indicam, a adaptação necessária do Teatro Salvador Marques visando a criação de um novo equipamento cultural.
A reabilitação do Teatro Salvador Marques visa não só adaptar o edifício às novas exigências regulamentares existentes para edifícios com estas características, mas também a reconstituição da fachada original do edifício, a recuperação da traça original da sala de espetáculos e a criação de um novo corpo, no terreno contiguo, que vai incluir um café concerto e zonas técnicas de apoio ao teatro.
O projeto terá também que incluir a criação de auditório, café-concerto, instalações sanitárias, acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada, salão nobre, régie, palco (preparado para os mais diversos tipos de espetáculo), entre outros espaços e áreas funcionais.
O Contrato de adjudicação do Projeto de Reabilitação, tem um custo de 74.600 euros, acrescidos de IVA.