Câmara de Coruche celebra Semana Municipal para Igualdade até 31 de outubro

24 Outubro 2024, 16:18 Não Por André Azevedo

A Câmara Municipal de Coruche junta-se novamente à agenda nacional de eventos da Semana Municipal para a Igualdade, realçando-a com um programa distinto, desenvolvido em colaboração com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

Entre os dias 21 e 31 de outubro, a “Hora do Conto” acontecerá em todos os Jardins de Infância do município, com a animação da contadora de histórias Susana João. Utilizando dinâmicas divertidas, serão explorados vários livros infantis que tratam de temas importantes como igualdade, diversidade e inclusão.

A 21 de outubro, o Auditório Municipal de Coruche recebeu uma sessão informativa sobre bullying para os estudantes da Escola Profissional de Coruche, organizada pela APAV. Na mesma data, a Escola Secundária de Coruche foi palco do projeto “De Igual para Igual”, criado pela Betweien, que contou com a presença da cantora e compositora Rita Redshoes. O evento centrou-se na igualdade de género e oportunidades.

De 22 a 24 de outubro, realizaram-se workshops sobre a inclusão de diferentes métodos de comunicação, como a Língua Gestual Portuguesa, em todas as escolas do primeiro ciclo do ensino básico. A intérprete de Língua Gestual Portuguesa, Érica Nunes, conhecida nas redes sociais como @Carlota.Lota, ensinará às crianças uma variedade de gestos, fomentando a curiosidade e a empatia pela diversidade.

Nos dias 29 de outubro, 18 e 21 de novembro, os estudantes da Escola Profissional de Coruche e da EB 2.º/3.º Dr. Armando Lizardo terão a oportunidade de assistir a filmes que abordam temas importantes como igualdade, racismo e bullying. A iniciativa é parte do projeto “O Cinema Ajuda-nos a Crescer”, promovido pela Associação Zero Comportamento. Paralelamente, a exposição “Colours In & Art Out” exibirá três cartazes criados pelos alunos do Curso de Artes da Escola Secundária de Coruche, refletindo sobre a multiculturalidade. Estes trabalhos serão exibidos em mupis pela vila, especificamente na Rua de Santarém, perto da Central de Camionagem e nas Piscinas Municipais de Coruche.

Paralelamente, a iniciativa “Letras Iguais” visa angariar e distribuir recursos didáticos para abordar temas de igualdade e não discriminação nas bibliotecas escolares

____________________