Município do Cartaxo assegura atividades de apoio para ensino pré-escolar e 1.º ciclo
11 Outubro 2024, 16:10A Câmara Municipal do Cartaxo, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas D. Sancho I – Pontével, o Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e o Agrupamento de Escolas D. Sancho I – Pontével, assinaram os protocolos que estabelecem as responsabilidades que caberão a cada parceiro na execução das Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-escolar (AAAF) e de Atividades de Enriquecimento Curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico (AEC).
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor, acompanhado pela vereadora responsável pelo pelouro da Educação, Maria de Fátima Vinagre, recebeu Ana Belchior, presidente da associação de pais e a tesoureira Ana Cravo, os dois diretores dos agrupamentos – o professor Jorge Tavares e a professora Ana Catarina Guerreiro – e a adjunta da direção do Agrupamento de Escolas D. Sancho I – Pontével, Zilda Lopes, para a assinatura dos acordos que vão vigorar no ano letivo 2024/2025.
Na assinatura dos protocolos, foi destacado o balanço muito positivo das atividades quer de apoio à família, quer de enriquecimento curricular, desenvolvidas no ano letivo anterior, assim como, a cooperação entre toda a comunidade educativa.
O presidente da Câmara Municipal referiu a importância do contributo de todos os parceiros, assim como, a relevância para as famílias do prolongamento de horário nos jardins de infância e do apoio dado às crianças no 1.º ciclo, através das atividades de enriquecimento curricular.
O autarca considera que as atividades acrescentam valor pedagógico, mas também valor social aos programas curriculares – “a escola pública é essencial ao desenvolvimento do nosso concelho, ao nosso futuro. A escola tem de ser inclusiva, tem de promover a igualdade de oportunidades para todas as crianças, tem de permitir às famílias saber que enquanto trabalham, os seus filhos e filhas estão em segurança e tem de oferecer condições de aprendizagem e crescimento social aos mais pequenos. É para este objetivo que a nossa comunidade educativa trabalha diariamente, com o esforço de docentes e técnicos, da câmara municipal e dos agrupamentos de escolas, mas também das associações de pais e juntas de freguesia”.
As Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-escolar vão decorrer nos jardins de infância dos dois agrupamentos de escolas – Lapa, Pontével, Vale da Pedra, Valer da Pinta, Vila Chã de Ourique e Escola Básica José Tagarro. As atividades decorrem durante os períodos letivos e durante as interrupções destes.
Motricidade/ Dança, Mini-Cientistas, Expressões Musical e Plástica, Inglês, Mindfulness, Mini-Chefs e jogos tradicionais Mala da Brincadeira, são as atividades programadas para este ano letivo, que integram o projeto Aprender Brincando.
As Atividades de Enriquecimento Curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico pressupõem a defesa dos interesses morais, culturais e físicos das crianças, a intervenção no estudo e a resolução de problemas respeitantes à educação e juventude, através da promoção de atividades de caráter pedagógico, formativo, cultural, científico social e desportivo.
O acordo de colaboração estabelecido, entre os parceiros, vai permitir que as AEC estejam disponíveis para todas as turmas do 1.º Ciclo de Ensino Básico, num total de 5 horas semanais por turma. Mindfulness estará disponível para o 1.º ano; Inglês para o 2.º ano, Ciências e Tecnologia para os 2.º, 3.º e 4.º anos, enquanto Expressões e Atividade Física e Desportiva, estarão disponíveis para todos os alunos do 1.º ciclo.