Negociações com Instituto de Medicina Legal atrasam entrada em funcionamento da morgue do Hospital de Santarém

10 Outubro 2024, 15:22 Não Por André Azevedo

A nova morgue e gabinete médico-legal do Hospital de Santarém está pronta a entrar em funcionamento, mas as burocracias estatais ainda não permitiram que o serviço arrancasse a funcionar em pleno, estando apenas a funcionar como depósito de cadáveres.

Em declarações ao NS, a presidente do Conselho de Administração do HDS, Tatiana Silvestre, revelou que as instalações estão prontas mas estão a aguardar as negociações com Instituto de Medicina Legal para firmar o protocolo que está redigido.

O NS sabe que as instalações estão preparadas para arrancar desde, sensivelmente, o início do ano de 2024, mas as negociações têm-se arrastado. As obras na morgue e sala de autópsias do Hospital de Santarém, para juntar no mesmo local as perícias em cadáveres e as perícias em pessoas vivas, ordenadas pela justiça arrancaram em 2022.

Este hiato temporal tem resultado na transferência de cadáveres para Torres Novas sempre que há necessidade de recorrer a exames de autópsia. Os cadáveres têm que ser acompanhados pela PSP de Santarém, o que resulta constantemente num decréscimo dos efetivos, que só por si já é reduzido.

____________________