Bombeiros de Coruche celebram aniversário com muitas mensagens a reter (com Fotos)

5 Outubro 2024, 16:36 Não Por João Dinis

Os Bombeiros Municipais de Coruche celebraram este dia 5 de outubro o seu 96º aniversário, com as cerimónias a decorrerem na Praça de Água, no Parque do Sorraia, em Coruche, onde entidades oficias, militares e civis se reuniram para as celebrações oficiais e condecorações aos Bombeiros de Coruche.

Antes, no Cemitério de Coruche, decorreu uma homenagem aos bombeiros falecidos.

Entre as entidades oficiais presentes na cerimónia, destacam-se Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Nuno Coroado, Comandante dos Bombeiros Municipais, Eduardo Correia, Vice-presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, e Hélder Silva, Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Lezíria do Tejo.

Das intervenções proferidas destacou-se a de Nuno Coroado, Comandante dos Bombeiros Municipais de Coruche, que enalteceu o trabalho desenvolvido no último ano pelos bombeiros, não deixando de remeter ao Município de Coruche, que detém a corporação, algumas notas pertinentes, tendo sobretudo em vista a melhoria do corpo de bombeiros e o socorro à população.

Nuno Coroado considerou que é importante uma renovação da frota dos Bombeiros de Coruche, para além do novo veículo tanque, que será adquirido ao abrigo dos fundos comunitários, mas também um novo veículo de desencarceramento e novas ambulâncias de socorro.

O Comandante alertou também a autarquia para a necessidade de corrigir os 3% em falta no pagamento das horas extra, passando a ser pagas a 25% ao invés dos atuais 22%, considerando que esta pode também ser uma medida que sirva de incentivo para o recrutamento de novos bombeiros de que a corporação tanto necessita.

Enaltecendo o trabalho dos voluntários da corporação, para os quais pediu também algum reconhecimento por parte da autarquia, sobretudo quando mais de 90% dos voluntários possuem ao dia de hoje as formações necessárias para trabalhar ao lado dos profissionais, apelidando-os do “pulmão esquerdo” da corporação.

Nuno Coroado deu ainda um “Louvor Público” a todos os bombeiros que integraram o Dispositivo de Combate a Incêndios de 2024, que permitiu que a corporação marcasse presença regional e nacional na luta contra os incêndios deste verão.

Hélder Silva, Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Lezíria do Tejo, reafirmou o apoio da estrutura nacional de Proteção Civil aos Bombeiros de Coruche, destacando a dedicação verificada nos últimos meses, que permitiram que a entidade voltasse a contar com a total disponibilidade dos Bombeiros de Coruche.

“Obrigado Comandante (Nuno Coroado) pela disponibilidade sempre demonstrada para estarem ao dispor da região e do país”, afirmou Hélder Silva, que anunciou a aquisição de mais uma viatura, ao abrigo do PRR, para os Bombeiros de Coruche, estando a autoridade também a desenvolver trabalho para integrar projetos nos fundos comunitários do PT2030 em áreas operacionais e estruturais dos bombeiros.

Destacando a longevidade dos Bombeiros Municipais de Coruche, Francisco Oliveira, Presidente da Câmara, agradeceu a disponibilidade demonstrada pelos bombeiros, agradecendo também às suas famílias o suporte ao longo do todo o ano na nobre missão de salvar vidas e bens.

O autarca lamentou que os sucessivos governos não tenham ainda criado mais condições para melhorar as condições dos Bombeiros, mantendo, por exemplo, a idade mínima de ingresso na carreira dos 25 anos.

No final, no Pavilhão Multiusos de Coruche decorreu um Sorraia de Honra.

____________________