Projetos turísticos de Vila Franca de Xira galardoados com Prémio Excelência

28 Setembro 2024, 19:33 Não Por Redacção

Os projetos turísticos do Município de Vila Franca de Xira,  Encostas de Xira Sunset e Barco Varino Liberdade – Preservação da Memória e Valorização de um Rio, foram galardoados com os “Prémios de Excelência Autárquica”, na segunda edição do Congresso da Cidade Social.

Os Prémios de Excelência Autárquica visam reconhecer e incentivar as boas práticas no âmbito das atividades e programas desenvolvidos pelas autarquias portuguesas nas áreas do desporto, ação social, educação, juventude, cultura e turismo. Trata-se de uma iniciativa da empresa Cidade Social (www.cidadesocial.org) que tem desenvolvido, desde 2016, programas de formação e benchmarking com cerca de 200 autarquias portuguesas.

Para o Município de Vila Franca de Xira o Turismo é uma aposta forte, sendo por isso natural a forte presença de franceses, alemães e espanhóis entre os visitantes estrangeiros, um pouco por todo o concelho.

A oferta hoteleira do Concelho inclui 59 alojamentos locais, com um total de 487 camas, um hotel com 206 camas e um Parque de Campismo.

Além das Feiras e Festas Tradicionais, como o Colete Encarnado e a Feira Anual de Outubro, a Câmara Municipal renovou, em 2024, a aposta no Março, Mês do Sável; Xira Sound Fest; Novembro mês do Torricado e dos Sabores do Campo; Xira Wine Fest, e estreou o evento Encostas de Xira Sunset, que junta música, gastronomia e o vinho municipal “Encostas de Xira” e que procurou ser integradora, chamando artistas locais, com uma paisagem deslumbrante para o Tejo, na Quinta Municipal de Subserra, em parceria com a banda MT80.

O Património e a Cultura local, com o Cartoon Xira e Bienal de Fotografia, entre outros eventos, a par dos Museus, como o Museu do Neo-Realismo, completam o convite para uma visita memorável ao Concelho de Vila Franca de Xira.

O catálogo turístico vilafranquense complementa-se com as paisagens emblemáticas e o passeio pelos caminhos ribeirinhos, numa forte expressão municipal de valorização dos espaços de lazer e/ou observação de aves no estuário do Tejo.

____________________