Cabeças de porco e lixo despejado interrompem reunião de Câmara de Vila Franca de Xira (com Vídeo)
25 Setembro 2024, 16:03A reunião de Câmara de Vila Franca de Xira, que se realizava na sede da Associação de Reformados do Sobralinho, foi interrompida quando Djalme dos Santos, da associação Habeas Corpus, começou a despejar lixo no chão, em frente ao presidente da Câmara, Fernando Paulo, e a distribuir cabeças de porco pelas mesas dos vereadores.
Djalme dos Santos intervia no período destinado ao público na reta final da reunião do executivo, quando referiu que ia apresentar uma “pré-candidatura do Partido Socialista e do PSD”, exibindo uma cabeça de porco.
O integrante da associação, alegadamente associada aos movimentos de extrema direita, referiu também a falta de locais para descartar o lixo que diz ter recolhido das ruas do Sobralinho, procedendo a despejar um saco cheio em frente ao presidente da Câmara. De seguida pegou em duas cabeças de porco distribuindo-as pelas mesas onde estavam os autarcas, referindo que eram os colegas de bancada dos autarcas.
Nas imagens da reunião de Câmara, transmitida na plataforma YouTube, é possível ouvir e ver Fernando Paulo a solicitar a Djalme dos Santos que abandone a reunião de Câmara. Perante a recusa deste cidadão em abandonar o espaço, a reunião acabou por ser interrompida e as autoridades chamadas ao local.
Djalme dos Santos é um dos “notáveis” da Habeas Corpus, associação liderada pelo ex-juiz Rui Fonseca e Castro, e tem somado aparições públicas violentas, entre elas a interrupção do lançamento do livro de Mariana Jones “O Pedro gosta do Afonso”, que lhe valeu uma queixa no Ministério Público por ameaças e intimidações.
A Habeas Corpus diz-se uma associação “de defesa dos direitos humanos dos portugueses e das crianças” como define Djalme dos Santos no vídeo que acompanha esta notícia e não uma “associação de criminosos” nem como o “braço armado do Chega”.