João Leite garante que não vai “extinguir nenhum serviço de sapadores bombeiros”

17 Setembro 2024, 14:52 Não Por André Azevedo

A reformulação do serviço de proteção civil no concelho de Santarém foi um dos temas abordados na primeira intervenção de João Leite como presidente da Câmara, tendo o autarca garantido que não vai contribuir para a extinção de “nenhum serviço de sapadores bombeiros ou de proteção civil”.

O autarca assumiu ainda uma posição de silêncio público futuro quanto ao tema, pelo menos enquanto o estudo sobre uma reformulação dos serviços de proteção civil que está em construção não estiver concluído. Segundo João Leite o documento, a ser realizado por uma empresa, deverá conhecer uma versão final muito em breve e aponta para o início do próximo mês para começar a debater o assunto com o restante executivo e responsáveis do dispositivo de proteção civil, a quem apelou para colaborarem na criação de uma solução conjunta.

O autarca deixou claro que o concelho de Santarém precisa é de “uma proteção civil capaz de dar a devida resposta à população”.

O vereador socialista Nuno Russo mostrou-se alinhado com as palavras de João Leite referindo que os vereadores do Partido Socialista e as suas posições refletem “apenas o que é discutido dentro desta Câmara Municipal”, respondendo ao munícipe Luís Carreira, que interviu durante o período do público e relembrou as declarações do presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Diamantino Duarte, que também preside à concelhia do PS e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santarém.

Relembre que o autarca socialista referiu que iria apresentar uma proposta ao município para a extinção dos Sapadores Bombeiros de Santarém devido aos elevados custos que representa ao município e pela quantidade reduzida de serviços e ocorrências a que respondem.

____________________