Aeroporto no Campo de Tiro acelera reabilitação da Estalagem do Gado Bravo

17 Setembro 2024, 23:07 Não Por João Dinis

Apesar de já terem existido dois ou três projetos de reabilitação e requalificação da Estalagem do Gado Bravo, e que nunca foram concretizados, o último em 2011, o anúncio da construção do Novo Aeroporto de Lisboa, nos terrenos do Campo de Tiro da Força Aérea, em Samora Correia, a cerca de vinte quilómetros da instalação turística, pode agora ser o aliciante que faltava para que o mítico local venha a ser reabilitado.

Na última reunião da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o Presidente deu conta que “entrou uma intenção de reabilitação da antiga Estalagem do Gado Bravo”, sem no entanto anunciar se a reabilitação se fará através da recuperação do atual edificado, bastante degradado, ou se será feita através da construção de novo edificado.

Fernando Paulo Ferreira acredita que a concretizar-se a obra “reconstituirá um ícone do Ribatejo, com muitas e boas potencialidades, tanto mais que está à beira da Reserva Natural do Estuário do Tejo”.

Em 2008 um dos projetos para aquele local previa um investimento de 12 Milhões de euros, para a construção de novo edificado, que teria 100 quartos e vários atrativos turísticos ligados ao campo e à lezíria.

Localizada em plena Estrada Nacional 10, entre Samora Correia e Vila Franca de Xira, a Estalagem do Gado Bravo, inaugurada nos anos 50 foi durante muitos anos ex-libris do Ribatejo e presença assídua das maiores figuras nacionais e internacionais.

Nos anos 90 entrou em declínio e degradação, sendo alvo de diversas ações de vandalismo, estando agora totalmente degradada.

____________________

____________________