Funcionário da Águas do Ribatejo morre em acidente que não teve médico disponível
11 Setembro 2024, 8:23José Matos estava ao serviço da Águas do Ribatejo, quando por razões que estão a ser investigadas pela GNR, a sua mota embateu numa viatura na Estrada Nacional 367, em Marinhais, ficando prostrado no chão, vindo a perder a vida aos 64 anos, na sequência de um acidente que não teve um médico disponível para o socorrer.
À chegada das viaturas de socorro dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, que foram alertados pelas 11.12 horas, desta terça-feira, 10 de setembro, o homem encontrava-se em paragem cardiorrespiratória, tendo de imediato os operacionais realizado a “passagem de dados” ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica.
Apesar de reconhecer a gravidade da situação o CODU não conseguiu encontrar uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), com um médico e enfermeiro, que pudesse prestar um apoio diferenciado no local, tendo por isso os bombeiros realizado todas as manobras de socorro ao seu alcance, sempre com a orientação do médico do CODU.
Ao local poderia ter acorrido as VMER de Santarém, Vila Franca de Xira e Caldas da Rainha, as três mais próximas, mas nenhuma estava disponível no momento do acidente. Ao que o NS apurou, a de Vila Franca de Xira e Caldas da Rainha estavam empenhadas em outras ocorrência e a de Santarém indisponível.
Os bombeiros conseguiram ainda fazer chegar com vida José Matos ao Hospital Distrital de Santarém, vindo no entanto o óbito a ser declarado na Sala de Reanimação e Emergência.
A Águas do Ribatejo, empresa onde José Matos trabalhada desde 2009, para onde transitou da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, veio já lamentar o falecimento do seu colaborador, manifestando “profundo pesar pelo falecimento do colega José Maria Cadório Pereira de Matos”
A empresa reconheceu ainda o “empenho, espírito de missão e profissionalismo”, do seu colaborador, a que reconheceu “uma invulgar empatia e sorriso genuíno”.
José Matos era também um amante da pesca desportiva, tendo integrado várias equipas e conquistado inúmeros troféus nas várias competições em que participou.