Partido Socialista quer reformular dispositivo de Proteção Civil em Santarém

2 Setembro 2024, 9:37 Não Por André Azevedo

A concelhia do Partido Socialista de Santarém vai apresentar uma proposta de reformulação do sistema de proteção civil em Santarém, “em tempo próprio”, confirmou o presidente do órgão, Diamantino Duarte, ao NS.

A equipa que está a estruturar a proposta é coordenada pelo próprio Diamantino Duarte, também presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santarém, que confirmou que a proposta será apresentada após a apresentação do estudo encomendado pelo próprio município de Santarém.

“Vamos ter uma proposta própria, devidamente fundamentada, analisada economicamente, com propostas concretas para os corpos de bombeiros voluntários e qual a solução para os bombeiros sapadores”, explicou Diamantino Duarte ao NS.

Diamantino Duarte, que defende a existência de uma única corporação de bombeiros na cidade de Santarém, alerta ainda o executivo da Câmara Municipal que a situação é, a seu ver, insustentável e que o executivo tem que tomar uma posição – para manter o corpo de sapadores bombeiros é preciso assumir os custos de preencher os quadros com cerca de 80 elementos, como previsto em regulamento. O corpo de sapadores bombeiros conta com cerca de 30 elementos, e pela parca disponibilidade de homens e de meios, responde a seis vezes menos ocorrências que o corpo de bombeiros voluntários da cidade.

Neste momento o corpo de Sapadores Bombeiros custa à Câmara cerca de 1,4M de euros, enquanto os voluntários custam “duzentos e poucos mil euros”, segundo Diamantino Duarte.

____________________

____________________