Câmara da Golegã quer expandir Catálogo Raisonné de Carlos Relvas
14 Agosto 2024, 14:52A Câmara Municipal da Golegã está a organizar uma nova campanha para expandir o Catálogo Raisonné de Carlos Relvas com fotografias captadas pelo fotógrafo no século XIX e que nunca foram conhecidas ou estudadas. A primeira fase desta campanha decorrerá entre 15 de Agosto a 15 de Dezembro 2024.
A nova campanha, pretende que o progresso na investigação de um dos maiores prodígios da fotografia mundial continue a ser estudado e partilhado com o público abrangendo outras tipologias fotográficas para além da estereoscopia.
Para esta nova etapa, o município conta com o contributo das pessoas que possuam fotografias ou álbuns de Carlos Relvas, de forma a alargar as digitalizações e o conhecimento público da obra de um dos maiores fotógrafos nacionais.
Desde 2017 que tem sido desenvolvida uma parceria de investigação entre o Laboratório de Media Visuais Antigos (CICANT), da Universidade Lusófona, e a Casa Estúdio Carlos Relvas, pertença da Câmara Municipal da Golegã, com o objetivo de reunir uma base de dados online que agregue as principais coleções públicas e particulares portuguesas de provas estereoscópicas de Carlos Relvas. Estas imagens foram combinadas com o fundo de negativos da Casa-Estúdio Carlos Relvas, estando acessíveis a todos online em https://carlosrelvascatalogue.pt/.