Agrupamento de Escolas de Mora mantém 10.º ano dos cursos cientifico-humanísticos

30 Julho 2024, 16:31 Não Por André Azevedo

O Agrupamento de Escolas de Mora vai manter o 10.º ano nos cursos cientifico-humanísticos, faz saber a Câmara de Mora, em comunicado emitido na terça-feira, 30 de julho.

Segundo a autarquia revela o agrupamento de escolas estaria em risco de não abrir os cursos cientifico-humanísticos devido ao baixo número de inscrições, sendo que estariam, até ao momento, matriculados apenas sete alunos no designado ensino regular. A não abertura do 10.º ano destes cursos afetaria também os alunos do 11.º ano que não completaram algumas disciplinas durante o ano letivo anterior, embora tenham transitado de ano.

As famílias dos alunos inscritos no 10.º ano para o ano letivo 2024/2025 fizeram chegar as suas preocupações à Câmara Municipal. Em despacho enviado à Direção dos Serviços da Região do Alentejo – Educação, a presidente da autarquia, Paula Chuço, fez saber que as opções dos alunos passariam por se matricular no curso profissional que o agrupamento disponibiliza ou fazer a inscrição noutras escolas nos concelhos vizinhos, sendo que todas se distanciam a mais de 40 quilómetros de Mora.

No mesmo documento a autarca justifica ainda o baixo número de matrículas pela especulação dos encarregados de educação sobre a não abertura dos cursos cientifico-humanísticos, acabando por fazer a matrícula noutras escolas. A autarca garante que com a abertura destes cursos, muitos pais e alunos voltarão atrás na sua escolha.

_________________

____________________