Eduardo Oliveira e Sousa e Sónia Ferreira no Conselho de Administração da Companhia das Lezírias

25 Julho 2024, 18:09 Não Por João Dinis

Eduardo Oliveira e Sousa e Sónia Ferreira irão integrar a partir do dia 1 de agosto o novo Conselho de Administração da Companhia das Lezírias (CL), sendo acompanhados na tarefa por Rui Veríssimo Batista, apurou o NS.

A nomeação por parte do Primeiro-ministro, Luís Montenegro deverá ser efetivada até dia 31 de julho, data em que o atual administrador da CL, António João Coelho de Sousa cessa as suas funções, tendo para isso apresentado a sua demissão, ao que o nosso jornal apurou, alegando motivos de saúde.

Eduardo Oliveira e Sousa, antigo Presidente da CAP, atual deputado da bancada parlamentar do PSD, irá assumir o cargo de Presidente do Conselho de Administração, tendo a seu lado como vogais, Sónia Ferreira, vereadora do PSD na Câmara Municipal de Benavente e Rui Veríssimo Batista, atuam Presidente do Grupo Suprema.

Ao que o NS apurou, o novo Conselho de Administração da Companhia das Lezírias deverá tomar posse no dia 1 de agosto, quinta-feira, data em que se deverá também realizar uma Assembleia Geral da empresa que tem na freguesia de Samora Correia grande parte dos seu potencial.

A Companhia das Lezírias assume-se como a maior exploração agro-pecuária e florestal existente em Portugal, compreendendo a Lezíria de Vila Franca de Xira, a Charneca do Infantado, o Catapereiro e os Pauis (Magos, Belmonte e Lavouras).

A Lezíria está compreendida entre os rios Tejo e Sorraia e é dividida pela Reta do Cabo (E.N. 10 entre Vila Franca de Xira e Porto Alto) em Lezíria Norte e Lezíria Sul.

A Lezíria Norte é constituída por cerca de 1.300 hectares explorados indiretamente (rendeiros). Quanto à Lezíria Sul, ocupa perto de 5.000 hectares, dos quais cerca de 2600 ha estão arrendados e 2.200 ha são explorados diretamente pela CL, sendo quase 1900 ha para pastagens e cerca de 320 ha de arroz. O arroz cultiva-se igualmente nos Pauis de Magos, Belmonte e Lavouras, mas só este último, com uma área de 240 ha, é explorado diretamente. No total, a área destinada ao cultivo de arroz em solo da CL ronda os 1500 ha.

No que diz respeito a exploração direta, a Companhia faz ainda, em Catapereiro, uma média de 250 ha de milho (sob pivot), 140 ha de vinha e 70 ha de olival, e 3050 ha de prados permanentes biodiversos, na Charneca. A Charneca do Infantado e os Pauis perfazem uma área de cerca de 11.500 hectares.

Desde 1997, a Companhia das Lezírias vem consolidando a sua situação, quer sob o ponto de vista tecnológico, quer financeiro, baseada numa filosofia de desenvolvimento sustentado.

A partir do dia 2 de Agosto de 2013, a Companhia das Lezírias passou a gerir a Coudelaria de Alter e a Coudelaria Nacional, por determinação do DL 109/2013 de 1 de Agosto, alterado pelo DL 171/2014 de 10 de Novembro.

____________________