Com 43.6 graus Santarém registou a temperatura mais elevada esta segunda-feira

23 Julho 2024, 12:10 Não Por João Dinis

A estação meteorológica da Fonte Boa, em Santarém, registou esta segunda-feira, 22 de julho, a temperatura mais elevada do pais, com 43.6 graus centígrados.

Alvega, no concelho de Abrantes, registou 43.1 graus e Alcácer do Sal 41.7, sendo estas as três temperaturas mais elevadas registadas em Portugal Continental.

Ainda na Lezíria do Tejo, Coruche registou 40.5 graus centígrados, e o Campo de Tiro, em Samora Correia 39.8 graus.

Recorde-se que o concelho de Santarém está sob aviso laranja, tendo em conta as elevadas temperaturas, normais e previstas para a época do ano.

Por esta razão estão também a maioria dos concelho da Lezíria do Tejo com elevado risco de incêndio, estando por isso proibidos os trabalhos no campo, com alfaias ou equipamentos que possam provocar ignições.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente continuação de tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, vento fraco, soprando fraco a moderado, subida da temperatura mínima e uma pequena subida da máxima no interior das regiões norte e centro e no Algarve.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 17 graus (em Aveiro) e os 26 (em Portalegre) e as máximas entre os 28 (em Aveiro) e os 41 (em Évora, Beja e Santarém).

Para o arquipélago da Madeira está previsto céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã, vento fraco a moderado e pequena subida da temperatura máxima nas terras altas.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 22 e os 27 graus e no Porto Santo entre os 21 e os 26 graus.

____________________