Bebé nasce em Ambulância em plena Ponte Salgueiro Maia
12 Julho 2024, 20:18Os Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos realizaram esta madrugada, um parto na sua ambulância, de um bebé que tinha como destino o Hospital das Caldas da Rainha, mas viria a nascer na Ponte Salgueiro Maia, em Santarém.
De serviço estavam os bombeiros Alexandra Almeida e Armindo Carvalho, que contam ao NS que foram acionados cerca da 01.40 horas desta sexta-feira, para uma parturiente de 36 anos, residente no Vale Queimado, Salvaterra de Magos, que se encontrava em trabalho de parto.
“Quando chegámos, a “mãe” já tinha contrações, apenas de 3 em 3 minutos”, pelo que “dentro da avaliação da situação percebemos que estávamos perante um trabalho de parto ativo e que a bebé podia nascer dentro de pouco tempo”, contam-nos.
De imediato solicitaram o apoio da equipa médica da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Distrital de Santarém, e foram encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para o Hospital das Caldas da Rainha.
“Já em cima da ponte Salgueiro Maia, as contrações começaram a ter um espaçamento mais curto, e aí entramos em trabalho de parto iminente”, tendo a bebé nascido por volta das 3 horas da madrugada, “dentro da ambulância e sem complicações”, tendo depois sido encaminhadas para o Hospital Distrital de Santarém, onde ambas chegaram bem e estão agora a receber os devidos cuidados médicos.
Apesar de não ser o primeiro parto que esta equipa realiza, este voltou a ser “muito emocionante “, ficando apenas por conhecer o nome da menina, pois os país não tinha ainda decidido se seria “Ana Maria ou Maria Leonor”.