Envio de encomendas: o que fazer, o que não fazer, e como dimanizar este processo
11 Julho 2024, 10:25O transporte de encomendas sempre foi um dos grandes alicerces do mercado particular e empresarial, ou seja, desde a pessoa que faz a compra num site e a recebe, até à pessoa que envia uma encomenda para outra de bens pessoais ou algo que foi esquecido na sua casa.
No entanto, existem novas alternativas no mercado que provavelmente desconhece, e que podem revolucionar a forma como está a fazer envios de encomendas: as entregas não domiciliárias.
Para saber mais sobre isto, bem como o que deve e não deve fazer nas entregas de encomendas, leia atentamente este texto, pois sabemos que terá aqui algo que provavelmente ainda não conhecia e que poderá facilmente adaptar ao seu negócio ou ao seu dia a dia.
Como guardar e preparar uma encomenda
Nos dias de hoje muitas são as pessoas que acabam por querer embalagens reutilizáveis ou amigas do ambiente. É por isso que existem cada vez maismaterial de embalamento amigo do ambiente e que pode usar não só pela qualidade, mas também peço preço reduzido.
É, no entanto, importante saber que este material pode ser adquirido em grandes quantidades, por isso, antes de fazer a compra de novas embalagens, verifique sempre se o que vai comprar se ajusta às suas necessidades.
Por outro lado, considere ainda que existem serviços que não precisam de etiquetas, podendo mais uma vez sair a ganhar e poupar no custo da embalagem em si.
Preparar o envio e fechar a encomenda
Existem ainda materiais específicos não só de papel como de plástico, com ar dentro, que podem aconchegar a encomenda. O objetivo é, obviamente, evitar o dano da encomenda durante o transporte. Isto deve aplicar-se fundamentalmente a materiais frágeis, nos quais devemos ter um cuidado extra.
Para o fecho da encomenda, e quando estivermos seguros de que a encomenda está completa e devidamente segura para evitar danos, basta a fecharmos com fita adesiva ou similar. Um ponto que poderá não conhecer é que a “fita adesiva” a que nos referimos não é necessariamente fita cola, mas sim uma fita que pode ser feita de papel, ou algo que, quando chegar às mãos do destino, seja fácil de abrir, adicionando uma experiência positiva ao chamado “unboxing” da encomenda.
Enviar e receber encomendas, da forma certa e moderna
Agora que já conseguimos explicar como aprovisionar uma encomenda e o conceito antigo de envios, propomos que o leitor se debruce sobre uma nova forma de fazer envios. Esta forma permite enviar a sua encomenda ou recebe-la, mas durante todo o dia, e noite, ou seja, 24 horas. Trata-se de ser serviço que visa democratizar opreço médio encomenda e aumentar a qualidade por um preço justo.
Neste serviço, pode fazer envios a qualquer hora ou receber encomendas a qualquer hora através de cacifos ou Lockers, espalhados pelo país, onde pode deixar ou levantar encomendas. Este é um processo bastante cómodo, porque não é necessária qualquer etiqueta, e pode depositar ou levantar encomendas através de um simples código.
Existem inúmeras vantagens para este método, por exemplo, para quem não pode receber encomendas no trabalho ou o seu trabalho não é fixo, para quem trabalha por turnos, ou para quem simplesmente pretende levantar a encomenda quando quer e não quando o estafeta a entrega.
Este serviço é mais económico e permite o envio não só para Portugal como para outros países como França ou Holanda.
Provavelmente este nome diz-lhe algo, pois esta é a empresa onde pode colocar à venta as coisas que já não usa e ganhar algum dinheiro com isso. A empresa é responsável por milhares de envios por dia através do InPost, e permite a quem envia bem como a quem entrega uma total comodidade. Mais, o baixo preço no envio destes pedidos acaba por ser uma mais valia para quem está a enviar e para quem está a receber, mantendo assim o preço justo para os dois lados.
É importante notar que este novo conceito serve uma empresa grande como a Vinted, mas também pode servir uma empresa pequena ou ser implementado em comércio eletrónico, uma vez que apenas se trata de uma solução transversal a empresas grandes ou microempresas.