Salomé Rafael critica falta de autarcas na conferência da SEDES
21 Junho 2024, 19:00A presidente do Conselho Coordenador de Santarém da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social deixou algumas críticas à ausência dos autarcas da região na conferência que visou discutir o tema “Que Centralidade para o Ribatejo?”, que se realizou na tarde de quinta-feira, 20 de junho, na Casa do Campino em Santarém.
Além dos autarcas, Salomé Rafael visou também os representantes das escolas superiores do distrito, o Instituto Politécnico de Santarém e o Instituto Politécnico de Tomar, assim como os atores turísticos, apesar do estado de declínio económico em que se encontra a região ribatejana.
““Não temos aqui um único autarca (…) Somos um distrito em declínio mas sabemos tudo”, lamentou a também presidente da Escola Profissional do Vale do Tejo.
A questão da falta de mão de obra no distrito foi também abordada por Salomé Rafael, referindo que vários empresários de norte a sul do distrito já lhe confidenciaram que não encontram mão de obra para as suas empresas, desde a menos à mais qualificada.
A presidente do Conselho Coordenador da SEDES/Santarém explicou ainda que este tipo de conferências tem como objectivo chamar a sociedade civil e os atores privados ao debate público sobre o desenvolvimento da região.