Câmara de Azambuja lança nova ação de formação de Língua Portuguesa para estrangeiros
21 Junho 2024, 11:29A Câmara Municipal de Azambuja, em colaboração com o GIP – Gabinete de Inserção Profissional, o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e o Centro de Formação Profissional de Santarém, iniciou uma nova ação de formação de língua portuguesa para estrangeiros, designada PLA – Português Língua de Acolhimento.
Com uma duração de 150 horas e em regime pós-laboral, a formação começou no dia 19 de junho de 2024, nas instalações da Casa da Juventude, em Azambuja. A turma é composta por 25 alunos de várias nacionalidades.
Esta iniciativa visa responder à crescente procura de estrangeiros residentes no Concelho de Azambuja que desejam aprender a língua portuguesa para melhor se integrarem na sociedade e no mercado de trabalho. A formação é destinada a estrangeiros adultos, em situação legal e com idade igual ou superior a 18 anos, cuja língua materna não é o português e que necessitam de adquirir competências básicas, intermédias ou avançadas na língua.
O curso certifica os níveis A1 + A2 (Utilizador Elementar), conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), promovendo uma inclusão mais eficaz dos estrangeiros na comunidade local.