GNR diz que acções de sensibilização são uma das principais ferramentas de prevenção da sinistralidade (com Fotos)

9 Junho 2024, 13:23 Não Por André Azevedo

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e a Guarda Nacional Republicana fizeram uma acção conjunta de sensibilização e fiscalização ao excesso de velocidade na manhã de quinta-feira, 6 de Junho, no IC10, junto à saída da ponte Salgueiro Maia, em Santarém.

A operação de fiscalização iniciou-se pelas 8h00 e durou até perto das 18h00. Já a sensibilização aos condutores terminou perto das 12h00.

As delegadas da ANSR estavam encarregues de explicar aos condutores os perigos de circular em excesso de velocidade como a redução do tempo de reação, aumento da distância de travagem ou até a probabilidade de um acidente fatal.

“Num atropelamento a 30 quilómetros hora a probabilidade de morte é de 10 por cento. Se circularmos a 50 quilómetros horas a probabilidade é de 80 por cento”, explicou ao NS a delegada da ANSR, Raquel Viana, ao NS.

O responsável das Relações Públicas da GNR explicou ao NS que a sensibilização “é uma das principais ferramentas para consciencializar os utentes da via pública”, acrescentando que este tipo de acções têm como objectivo reduzir a sinistralidade nas estradas a nível regional e nacional.

A operação contava ainda com um controlo de velocidade instalado no tabuleiro da ponte Salgueiro Maia. Segundo o NS apurou no local já tinham sido autuados cerca de 10 condutores, em cerca de duas horas de operação. Já as delegadas da ANSR tinham entregue os panfletos com informação e conversado com mais de 20 condutores, alguns dos quais autuados por virem em excesso de velocidade.

____________________