Ribatejo ser destino convidado da BTL “é oportunidade para dar mais atenção ao turismo da região”, afirma José Manuel Santos (com Fotos)
8 Junho 2024, 9:30O Presidente da Entidade Regional de Turismo do Ribatejo e Alentejo (ERTAR), José Manuel Santos, considera que o facto da região de turismo do Alentejo e Ribatejo ser o “Destino Nacional Convidado” da próxima edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) é “uma oportunidade que temos que aproveitar, pois nos permite uma maior ativação da marca Alentejo e Ribatejo, tanto dentro como fora da feira”.
O anúncio foi feito esta quinta-feira na FIL, em Lisboa, durante a cerimónia de lançamento daquela que é a maior feira de turismo realizada em Portugal, reunindo expositores nacionais e internacionais e atraindo, este ano, 79 mil visitantes.
“Vamos ter mais atenção da mídia, mais atenção dos operadores, mais atenção dos pares internacionais. Vamos poder estar em contacto com 200 Hosted Buyers, que foi o número de compradores deste ano. Em 2025, esperamos ter o mesmo número de compradores estrangeiros, provenientes de mais de 30 mercados, que terão uma atenção especial sobre esta região”, destaca José Manuel Santos. Acrescenta ainda que, no próximo ano, a entidade mobilizará para a BTL todas as suas vertentes, como a agência regional de promoção turística, responsável pela promoção externa, com o objetivo de criar “uma frente institucional sólida, forte, muito articulada com as empresas e com as câmaras”, para tirar o máximo partido do certame.
Questionado se este era o maior reflexo do trabalho desenvolvido no último ano, período em que assumiu os destinos da ERTAR, José Manuel Santos preferiu destacar o facto da entidade estar “muito ativa no terreno, junto das empresas, autarquias, identificando algumas fragilidades, procurando detetar oportunidades no terreno”, pois “é aí que se encontram os players do turismo”.
“Nós temos procurado reforçar o investimento em promoção, o que não tem sido fácil, porque ainda não temos à nossa disposição os meios financeiros necessários. Mas eu creio que temos conseguido segmentar a nossa comunicação, Alentejo e Ribatejo, realizar algumas iniciativas de promoção, apoiar alguns eventos de referência, e este (BTL) era um objetivo que nós tínhamos”, destaca.
O facto de existir agora uma estratégia e um caminho para o turismo do Ribatejo e do Alentejo tem levado a uma maior aposta dos investidores na região, bem como um maior crédito dado à ERTAR por parte dos autarcas e empresários locais.
“Eu creio que os empresários e os autarcas também têm percebido esse sinal e eu acho que eles próprios se sentem mais motivados e mais mobilizados”, refere, destacando igualmente a proximidade conseguida no Ribatejo com a abertura de uma delegação em Santarém.
José Santos conclui, “a BTL 2025 será uma oportunidade para apresentarmos a riqueza natural, cultural e gastronómica do Alentejo e do Ribatejo, através da área expositiva e das inúmeras atividades, bem como da área de reuniões para os profissionais. Iremos divulgar as mais-valias das duas regiões, tanto junto dos operadores turísticos nacionais e internacionais como do público em geral e fortalecer a nossa ambição de continuarmos a ser o destino preferido dos portugueses”.