APPACDM de Santarém organiza “Conversas sobre CACI” na Casa do Brasil
21 Março 2024, 17:33No âmbito do 52º Aniversário da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Santarém, o Auditório da Casa do Brasil recebeu uma sessão de “Conversas sobre Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI)”, na manhã do passado dia 18 de março.
A sessão de abertura contou com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, de Renato Bento, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém, e de Luís Amaral, Presidente da APPACDM de Santarém.
Ricardo Gonçalves começou por enaltecer o “trabalho técnico que a APPACDM de Santarém faz ao longo dos anos com os seus utentes”, que através de múltiplas atividades reforça o seu importante trabalho na sociedade. O autarca considerou que, no que à inclusão diz respeito, “quando todos querem trabalhar para um propósito muito determinado, conseguimos lá chegar. A questão da capacitação para a inclusão, é um trabalho que tem evoluído, não só para os utentes, mas também para as famílias. Tal como a autoestima que, do ponto de vista da integração, julgo ser algo muito importante para ambos”.
Ricardo Gonçalves reforçou ainda que “do ponto de vista prático, as entidades têm que perceber, que estes homens e mulheres, apesar da sua deficiência, quando entram no mercado de trabalho, dão respostas dentro do que lhes é possível”. Para ilustrar alguns casos de sucesso, o Presidente da CMS falou de dois trabalhadores do Município que estão completamente integrados e que são exemplares no desempenho das suas funções.
O Município de Santarém está empenhado na criação de parcerias que deem respostas de inclusão e capacitação, como é o caso do quiosque junto ao Tribunal de Santarém, cedido pelo Município, que irá contar trabalhadores/utentes do projeto CACI da APPACDM de Santarém. Ricardo Gonçalves não tem dúvidas que “vão desempenhar as suas funções com grande profissionalismo e, se calhar, melhor do que muitos outros”, afirmou. Ainda no que toca a respostas sociais de CACI, o líder do Executivo Municipal lembrou outro projeto em comum, a antiga Escola do Vale de Santarém, que está desativada, mas que em breve será mais um equipamento disponível para a capacitação e integração destes profissionais. Para concluir, Ricardo Gonçalves estendeu o agradecimento à Segurança Social, outro grande parceiro para as respostas sociais no Concelho.
Esta sessão contou ainda com a apresentação do tema “Inclusão Socioprofissional de Pessoas com Defidénc1a/ASUS -Atividades Socialmente úteis”, por Cátia Soares, Psicóloga de CACI, que contou com o testemunho de João Oliveira, Cliente em ASU .. Rogério Paixão, LDA , no Vale de Santarém.
Seguiu-se o debate “CACI – Novas Abordagens”, moderado por Marta Estêvão, Diretora da APPACDM de Santarém, que contou com a participação de Helena Albuquerque, Presidente da APPACDM de Coimbra.
Os trabalhos encerraram com o debate aberto a todos os participantes.