Santarém acolhe parte de projeto nacional que pretende instalar 80 mil painéis fotovoltaicos
27 Janeiro 2024, 18:21Santarém irá acolher parte de um projeto nacional da empresa polaca Nomad Electric, que promete instalar em território português 80 mil painéis fotovoltaicos, num projeto de energia solar com capacidade total 45 MWp.
A empresa pretende instalar os 80 mil módulos fotovoltaicos em cerca de 80 hectares, em zonas previamente selecionadas, uma delas no concelho de Santarém, em local ainda não divulgado pela empresa.
Em comunicado a empresa explica que o projeto é gerido pela sucursal de Lisboa da Nomad Electric, e inclui parques de grande escala de 24 MWp utilizando tecnologia tracker e 21 MWp em estruturas fixas.
A Nomad Electric fornece serviços completos e prontos para uso. O contrato inclui a entrega de sistemas de controlo e SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) com software Nomad NX, que já se encontra instalado e estando assegurada a compatibilidade com os sistemas informáticos do operador da rede de transporte REN e do operador da rede de distribuição E-REDES.
“Entrar no mercado fotovoltaico português foi um desafio, mas estamos confiantes de que a elevada qualidade dos nossos serviços de EPC e O&M garantirá uma maior confiança dos investidores e fortalecerá a nossa posição no mercado. Este contrato é um marco significativo na expansão internacional da nossa empresa. A Nomad Electric tem atualmente um portfólio EPC de aproximadamente 420 MWp e está ativamente a contratar projetos adicionais na Península Ibérica. Também estão em andamento planos para expandir as operações na Alemanha e em Itália,” explicou Izabela Mielniczuk, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Nomad Electric.
Após a fase de construção, a empresa dará início à prestação de serviços técnicos de operação e manutenção de todas as instalações incluídas neste contrato. A monitorização das explorações será realizada a partir de um Centro de Monitorização tecnologicamente avançado na Polónia.
Portugal está cada vez mais influente no mercado solar europeu. Em 2023, 61% da eletricidade do país foi gerada a partir de fontes renováveis. Em agosto de 2023, o Ministério do Ambiente português emitiu novas licenças para a ligação à rede de projetos fotovoltaicos com uma capacidade total de 5 GW. Prevê-se que estes projetos estejam plenamente operacionais até 2030.
Estas ações estão alinhadas com os objetivos definidos no Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC), que visa aumentar a proporção de recursos renováveis na produção energética nacional para 85% até ao final de 2030.