Santarém retirou 463 animais das ruas

17 Janeiro 2024, 12:33 Não Por Redacção

O Município de Santarém realizou esta quarta-feira um balanço da atividade do  Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém (CROAS), que no ano passado retirou das ruas 463 animais.

O CROAS – Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém, desenvolve a sua atividade de promoção da saúde e da segurança públicas, da qualidade do ambiente e do bem-estar dos canídeos e felídeos de companhia na área geográfica do Concelho.

Durante o ano 2023, o CROAS registou a entrada de 196 canídeos através de ações de captura, receção e recolha de animais abandonados ou errantes, tendo sido adotados 176 e devolvidos aos seus detentores 22. O CROAS terminou o ano de 2023 com 80 canídeos residentes.

Ao nível das profilaxias, foram realizadas centenas de intervenções em canídeos, nomeadamente ao nível das esterilizações (199), das quais 129 foram realizadas no âmbito da campanha “Esterilizar É Cuidar” promovida pelo Município de Santarém.

No que se refere à população de felídeos, o CROAS registou a entrada de 267 animais em 2023, dos quais 156 foram adotados e 70 devolvidos às colónias.

O CROAS realizou 385 esterilizações em felídeos, das quais 274 foram realizadas no âmbito de campanhas desenvolvidas pelo Município.

Para 2024, a autarquia pretende continuar a desenvolver campanhas que visam controlo da população canina e felina no Concelho, assim como manter a execução das medidas de profilaxia médica e sanitária determinadas pela legislação em vigor.

_________________

____________________