Santarém testa papeleira inteligente que otimiza recursos e custos
26 Dezembro 2023, 18:02A Câmara Municipal de Santarém, em colaboração com a empresa Gaspar – “Cities Moving Foward”, estão a testar uma papeleira inteligente, com o objetivo de otimizar recursos e verificar se a mesma possui os esperados ganhos para o ambiente e gestão do espaço público.
Instalada a título experimental, no Jardim das Portas do Sol, o projeto pretende aferir se a papeleira permite uma recolha mais eficiente e com menores custos.
Com um sistema inovador, esta papeleira alimentada a energia solar é monitorizada em tempo real, através de um sensor, que emite avisos sobre o nível de enchimento da papeleira e com uma capacidade superior às convencionais, graças ao sistema de compactação automático.
O Município acredita que este equipamento vai permitir uma gestão mais eficaz das rotas de recolha, trazendo mais benefícios ambientais, com redução de 75% dos custos, com 6 a 7 vezes mais capacidade, pois o lixo é reduzido a pelo menos um quinto do seu volume.
O contentor demora mais tempo a encher o que, aliado ao Gestor Inteligente de Resíduos, origina uma poupança de custos muito significativa.
Este é mais um projeto do Pelouro do Espaço Público e Espaços Verdes do Município de Santarém “que visa contribuir para a diminuição da pegada ecológica, com menor emissão de carbono, através de uma gestão urbana mais sustentável com um mobiliário urbano inteligente e inovador”, salienta a autarquia.