Chamusca com orçamento de 16 milhões de euros para 2024
20 Dezembro 2023, 15:36O município da Chamusca preparou um Orçamento Municipal que ronda os 16 milhões de euros que, segundo o presidente da Câmara, Paulo Queimado, é focado em “políticas de educação e qualificação do potencial humano”. As despesas cifram-se nos oito milhões de euros, o mesmo valor das receitas.
Como principais pilares do Orçamento, os maiores investimentos prendem-se com a requalificação da Escola Sede da Chamusca, num investimento que ronda os cinco milhões de euros, a requalificação das piscinas municipais, que vai finalmente arrancar e a conclusão das obras de requalificação urbana da Chamusca. O orçamento prevê ainda uma série de programas de desenvolvimento social e de apoio às famílias como as bolsas de estudo para alunos do ensino superior ou os vale-estudante, programas de apoio e capacitação de famílias, projectos de envelhecimento activo e apoios a emergências sociais, como o apoio ao pagamento de consultas de especialidade. Estão ainda previstas requalificações dos espaços desportivos da Carregueira e da Caniceira entre outras obras de requalificação de equipamentos nas freguesias. O município vai ainda disponibilizar cerca de 100 mil euros em apoios à fixação de profissionais de saúde, à boleia da inauguração da nova Unidade de Saúde Familiar, que entrará em funcionamento até ao final do mês de Janeiro.
Paulo Queimado admite que não é o orçamento que gostava de apresentar, denotando alguma falta de fundos comunitários, dando como exemplo a requalificação da escola sede, financiada apenas em 20 por cento, não havendo margem para uma reprogramação financeira. Ainda assim o autarca espera que os 2,5 milhões de euros que serão incorporados no orçamento do próximo ano, fruto do saldo de gerência, trarão um reforço para as várias rúbricas que carecem de financiamento.
O orçamento vai ser votado esta quarta-feira, 20 de Dezembro em Assembleia Municipal.