Coruche – Senhorios fazem negócio paralelo com apoio do município a arrendatários

9 Novembro 2023, 16:08 Não Por João Dinis

O Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira (PS), lamentou esta quarta-feira que os senhorios se estejam a “aproveitar” dos apoios concedidos às famílias pelo Município para aumentar as rendas, e com isso continuar a dificultar a vida aos arrendatários.

Embora fosse um assunto do conhecimento geral e comentado no concelho, o autarca tornou-o agora público, lamentando que os apoios concedidos pelo município ao abrigo do programa “Casas com Gente”, estejam a ser aproveitado pelos proprietários das habitações nas zonas de Área de Reabilitação Urbana (ARU), para aumentar os valores das rendas cobrados mensalmente, já se si elevados.

O autarca, que respondia a um desafio lançado pelo vereador Valter Jerónimo (CDU), que pretendia ver no orçamento para 2024 incrementado o valor dos apoios ao arrendamento, lamentou que “um arrendatário que receba 150 euros de apoio, veja depois o rendeiro subir a renda em mais 50 ou 100 euros”, porque está a ser apoiado pela autarquia.

“Se atribuímos o apoio à família é para que esta possa viver melhor, e não para que entregue o dinheiro ao senhorio e continue com as mesmas dificuldades”, disse, acrescentando que pode concordar com o aumento dos apoios, que neste momento vai até um máximo de 167,50 euros, mas que não sirva para aumentar as rendas.

Francisco Oliveira reforçou a necessidade urgente do Município disponibilizar casas para arrendamento, estando para isso a investir milhões de euros na requalificação de um edifício e construção de dois novos prédios no Centro Histórico de Coruche, de modo a que possa fazer descer as rendas que ultrapassam e muito o valor razoável e possível para muitos agregados familiares.
“Uma família em que cada elemento do casal leve para casa cerca de 900 euros tem certamente muitos dificuldades”, lamentou.

O Presidente do Município de Coruche referiu ainda que pretende baixar os impostos municipais para 2024, estando neste momento a autarquia a preparar o orçamento para o próximo ano.

Poucas casas e rendas caras

As Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) do concelho de Coruche, nomeadamente Centro Histórico da Vila de Coruche; Bairro Alegre, Av. do Castelo, Av. do Sorraia; Bairro Novo; Rua 5 de outubro; Santo Antonino Norte; Vila do Couço e Vila Nova da Erra, possuem poucas casas para arrendamento, e as que existem, referem os arrendatários, são a preços quase proibitivos, muitas delas bem acima dos 500 euros mensais.

____________________