Formalmente criadas as Unidades de Saúde Locais da Lezíria e Estuário do Tejo

8 Novembro 2023, 8:39 Não Por João Dinis

Foram esta terça-feira, 7 de novembro, formalmente criadas as novas Unidades de Saúde Locais, que determinam a nova organização da saúde a nível regional.

Para o Governo, a criação das novas Unidades de Saúde Locais (USL) teve em conta o aumento das necessidades em saúde e bem-estar da população, associados ao envelhecimento, à carga de doença, assim como às suas crescentes exigências e expectativas, exige que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) continue a aumentar o acesso e a eficiência na prestação de cuidados de saúde, fomentando modelos organizacionais que promovam a gestão integrada de cuidados de saúde primários e cuidados hospitalares, assegurando o foco nas pessoas.

Estas USL tiveram como base um modelo criado há 20 anos em Matosinhos, que foi considerada “uma experiência inovadora, integrando numa única entidade pública, dotada de gestão empresarial, os vários serviços e instituições do SNS existentes naquele município.”

No entendimento do Ministério da Saúde a integração dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), hospitais e centros hospitalares já existentes no modelo das ULS constitui uma qualificação da resposta do SNS, simplificando os processos, incrementando a articulação entre equipas de profissionais de saúde, com o foco na experiência e nos percursos entre os diferentes níveis de cuidados, aumentando a autonomia gestionária, melhorando a participação dos cidadãos, das comunidades, dos profissionais e das autarquias na definição, acompanhamento e avaliação das políticas de saúde, maximizando o acesso e a eficiência do SNS.

As novas ULS fazem a integração dos hospitais e centros hospitalares existentes com os ACES, “adotando para isso o modelo de organização e funcionamento em ULS, nos termos previstos no Estatuto do SNS”.
“Esta alteração visa a prestação integrada de cuidados de saúde primários e hospitalares, o reforço dos cuidados primários na resposta de proximidade e continuidade na assistência em saúde e a aposta na promoção da saúde”, refere o Ministério.

Entre as unidades criadas estão a Unidade Local de Saúde da Lezíria, E. P. E. e Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, E. P. E..

A Unidade Local de Saúde da Lezíria, E. P. E, integra o Hospital Distrital de Santarém, E. P. E., com integração do Agrupamento de Centros de Saúde Lezíria, que integra os Centros de Saúde de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

A Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, E. P. E., integra o Hospital de Vila Franca de Xira, E. P. E., com integração do Agrupamento de Centros de Saúde Estuário do Tejo, de que fazem parte os Centros de Saúde de  Vila Franca de Xira, Benavente, Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer.

As unidades vão ser administradas pelo Administrador de cada uma das unidades de saúde centrais, nomeadamente Ana Infante e Carlos Costa.

____________________