![](https://noticiasdosorraia.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/10/Abertura-do-Ano-Letivo-UTIS-2023_24-12-1140x641.jpg)
Universidade da Terceira Idade de Santarém tem mais de 300 alunos
26 Outubro 2023, 20:12Teve lugar esta quarta-feira, 25 de outubro o início do ano letivo 2023/24 da UTIS – Universidade da Terceira Idade de Santarém, que contou com uma cerimónia no Teatro Sá da Bandeira.
Frequentada por 304 alunos, a UTIS assume-se como um espaço de saber, convívio e partilha para a população com idade igual ou superior a 50 anos.
Para além das 55 disciplinas ministradas, que abrangem áreas tão diversas como Línguas e Literaturas, Ciências Económicas, Sociais e Humanas, Informática e Comunicação, Artes e Artesanato, Motricidade e Música, a UTIS desenvolve todo um conjunto de outras atividades curriculares e extracurriculares que promovem o processo de aprendizagem ao longo da vida e o envelhecimento ativo dos que a frequentam.
Marcaram presença no evento de arranque do ano letivo da UTIS, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e Presidente Cessante do Conselho de Parceiros da UTIS, João Teixeira Leite, Vice-Presidente da CMS, Diamantino Duarte, Presidente da União Freguesias da Cidade de Santarém e Presidente do Conselho de Parceiros da UTIS, Vitor Barreto, Coordenador do Conselho Científico Pedagógico da UTIS, e Hermínio Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, entre outros.
Ricardo Gonçalves referiu que “a UTIS é uma grande marca do Concelho, é um dos projetos que mais nos orgulham e isso só é possível graças ao vosso empenho, carinho e espírito de camaradagem”. O Presidente destacou a importância destes “momentos de convívio e de partilha” e agradeceu aos docentes e alunos que integram o projeto, desejando um bom ano letivo.
Este ato solene foi abrilhantado com atuação da Tuna da UTIS, sob a orientação de Carlos Dantas, atualmente composta por 46 elementos.
A cerimónia contou ainda com um momento de poesia e com a intervenção de Isabel Batista, Coordenadora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Centro Nacional de Cibersegurança, sobre o tema: ” O que a internet diz de si”.
Este projeto, iniciado em março de 2004, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santarém, a, então, Junta de Freguesia de Marvila (atualmente incluída na União de Freguesias da Cidade de Santarém) e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, como resposta aos desafios da aprendizagem ao longo da vida e como forma de estimular a participação social, cultural e cívica dos cidadãos seniores, após a retirada da sua vida profissional ativa.